Você está aqui: Página Inicial > Áudios > Entrevista com reitor Luiz Simão Staszczak

Entrevista com reitor Luiz Simão Staszczak

por Ascom/IFMS publicado 21/12/2015 08h16, última modificação 01/03/2016 10h29 IFMS
Entrevista concedida à Assessoria de Comunicação Social do IFMS no dia 02.12.2015. O material foi distribuído a 54 emissoras de rádio do interior.
Transcrição do Áudio

Luiz Simão Staszczak é o novo reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para mandato de quatro anos. O IFMS oferece cursos técnicos de nível médio e superior.

Possui dez campi, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Pela educação a distância, beneficia estudantes de 24 municípios.

A frente dessa instituição que só cresce, temos agora o professor Luiz Simão Staszczak, natural de Ponta Grossa, no Paraná.

Luiz Simão é doutor em Engenharia de Produção, mestre em Tecnologia, especialista em metodologia do Ensino Tecnológico e licenciado em matemática.

No IFMS desde 2010, o professor ocupou os cargos de diretor-geral dos campi Três lagoas e Corumbá e de pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

1. No âmbito de atuação do IFMS, como a instituição pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico?
2. O IFMS não restringe o atendimento à população dos municípios em que possui campi. Quais são os serviços que podem ser oferecidos aos habitantes das regiões vizinhas às unidades do Instituto?
3. Antes mesmo da posse, o senhor iniciou uma série de visitas aos municípios para conversar com a comunidade acadêmica dos campi. O que foi possível extrair dessa experiência? E que encaminhamentos serão dados? 
4. Já é possível elencar quais são as prioridades da gestão no primeiro ano de mandato? A longo prazo, quais são os desafios para a nova gestão?
5. Há algumas demandas da sociedade para abertura de novos cursos de nível médio e superior. Quais são os critérios para a definição desta oferta? 
6. O que diferencia os cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelo IFMS da educação ofertada pelas escolas estaduais e municipais? 
7. E o IFMS também oferece cursos de graduação? Quais são as opções? Há alguma diferença dos cursos superiores do IFMS daqueles oferecidos pelas universidades?
8. Como o IFMS pretende consolidar o atendimento a pessoas que buscam apenas a formação técnica específica para se qualificar para o mercado de trabalho?

Obrigado reitor do IFMS pela entrevista, até uma próxima oportunidade.

Download do Áudio
registrado em: ,