Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores podem pedir apoio para eventos científicos no 2º semestre

Pesquisa e Inovação

Servidores podem pedir apoio para eventos científicos no 2º semestre

Edital oferta auxílio financeiro que varia entre R$ 500,00 e R$ 1,8 mil para a participação em eventos científicos que irão ocorrer entre julho e dezembro de 2017
por Paulo Gomes publicado: 02/05/2017 18h00 última modificação: 08/05/2017 09h16

Está aberta a segunda etapa do processo seletivo que oferta apoio a servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que pretendem participar de eventos científicos e tecnológicos. Nesta fase, estão previstos auxílios financeiros para apresentação de trabalhos no Brasil, entre julho e dezembro de 2017.

A inscrição deve ser feita até o dia 31 de maio, na Central de Seleção do IFMS. No mesmo endereço consta o edital de abertura do processo seletivo.

Docentes e técnicos-administrativos podem se inscrever. O interessado deve estar adimplente com os programas da Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação), ter disponibilidade para Projetos Institucionais de Ensino, Pesquisa e Extensão, ter o Currículo Lattes atualizado e não se encontrar afastado de suas funções no IFMS.

Estudantes podem participar como coautores dos trabalhos, tendo prioridade aqueles que participam do Pitec (Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS).

É necessário que o trabalho tenha sido aceito pela organização do evento. Caso o servidor esteja aguardando o parecer, deve encaminhar o comprovante de aceite até 30 dias antes do evento.

Saiba como é feita a submissão – Na Central de Seleção do IFMS, o servidor deve acessar o Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS.

O interessado deve preencher o cadastro de solicitação de apoio e o formulário de inscrição, além de anexar a declaração de atividades no IFMS e o Currículo Lattes em formato xml.

Docentes precisam de uma declaração da Diren (Direção de Ensino) do campus atestando que o trabalho está relacionado ao PAT (Plano de Atividades).

Técnicos-administrativos devem ter anuência da chefia imediata para participar do evento.

E a avaliação, como será feita? - Será feita com base em três aspectos: atuação no IFMS nos últimos três anos; produção científica e tecnológica e experiência profissional nos últimos três anos; e a relevância do evento/trabalho, conforme Tabela de Elementos para Avaliação, disposta no anexo 3 do edital de abertura.

A previsão é que o resultado preliminar da seleção seja divulgado até 9 de junho.

Os valores dos auxílios variam de R$ 500,00 a R$ 1,8 mil, dependendo da região do Brasil em que o evento será realizado. O total disponibilizado para o edital é de R$ 30 mil.

Entre 2013 e 2016, o IFMS concedeu auxílio financeiro para participação em eventos científicos e tecnológicos a 95 servidores e 33 estudantes, somando um total de 128 trabalhos apresentados. Foram disponibilizados mais de R$ 240 mil para esse fim, de acordo com a Copog (Coordenação de Pós-Graduação do IFMS).