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Rede Federal

Aberta seleção de projetos com foco na Economia 4.0

Edital da Setec/MEC prevê recursos financeiros de até R$ 160 mil para cada proposta selecionada
por Laura Silveira publicado: 16/11/2022 17h19 última modificação: 16/11/2022 17h26

Você sabia que está aberta seleção nacional de projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, com foco na Economia 4.0?

O edital é da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), com apoio técnico e operacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).  

As propostas podem ser submetidas por qualquer servidor que pertença ao quadro funcional dainstituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Confira o Edital nº 109/2022 na página da Setec!

Cada projeto selecionado será contemplado com recursos financeiros de até R$ 160 mil, na forma de insumos (R$ 100 mil) e bolsas de pesquisa (R$ 60 mil).  A listagem de equipamentos, recursos e serviços possíveis de aquisição e a divisão das bolsas estão dispostas no edital.

Submissão - Deve ser realizada até 6 de janeiro, exclusivamente por meio da plataforma de submissão de propostas

São documentos obrigatórios para a apresentação da proposta:

  • Ofício de apoio do dirigente do campus ou da unidade de ensino a que está vinculado o professor(a) orientador(a), conforme modelo do Anexo I;
  • Plano de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I, conforme modelo do Anexo II;
  • Plano de Negócio, conforme modelo do Anexo III;
  • Currículo lattes do coordenador do projeto.

Todos os documentos solicitados deverão ser submetidos em formato PDF, em arquivo único, de tamanho máximo limitado a 10MB.

Para submeter uma proposta, o servidor deverá acessar o sistema, preencher as informações solicitadas e realizar o cadastro utilizando seu e-mail institucional. Depois é necessário clicar em “Quero submeter um projeto” e realizar os procedimentos solicitados.

Cada servidor poderá submeter mais de uma versão de proposta, mas apenas a última proposta submetida será considerada para efeitos das análises previstas. Após a submissão, o proponente receberá um e-mail do sistema com o comprovante de inscrição do projeto.

As propostas submetidas serão então analisadas por servidor(a) formalmente designado(a) pelo dirigente máximo de cada instituição, como representante institucional.

A participação institucional poderá ser composta por até seis propostas de projeto, mas cada instituição poderá contar com, no máximo, três propostas selecionadas.

Equipes - As equipes executoras dos projetos poderão ser constituídas pelos seguintes integrantes bolsistas: coordenador, estudantes de nível técnico ou superior e colaboradores externos. Também é possível ter membros voluntários, em número compatível com as necessidades da proposta.

O coordenador do projeto, que deve ser formalmente designado por ato do dirigente da unidade de ensino a que está vinculado, deverá ser servidor integrante do quadro de pessoal da instituição, ativo ou inativo, de nível superior, com, no mínimo, dois anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação.

Ele será o profissional responsável pela elaboração do projeto, apresentação dos resultados aos parceiros, prestação de contas, comprovação da patrimonialização dos bens permanentes adquiridos, devendo ter conhecimento específico sobre o tema do edital, além de habilidade no gerenciamento de equipes.

Seleção - Pelo edital, entende-se como Empreendedorismo Inovador o processo de criação de negócios com foco no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas (produto, processo, serviço ou modelo de negócio), a partir de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I. 

Já Economia 4.0 é definida como transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, no desenvolvimento e na difusão das tecnologias digitais habilitadoras/transversais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente agricultura, indústria e serviços.

O processo de seleção dos projetos será composto por três etapas: análise documental, avaliação dos projetos, a ser realizada pela banca de especialistas ad hoc; e validação do plano de negócios e detalhamento do plano de trabalho, que será realizada com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O resultado parcial das propostas aprovadas na Etapa 1 (análise documental) deve ser publicado a partir de 6 de fevereiro de 2023. Demais etapas do cronograma estão detalhas no edital.

O prazo para a execução dos projetos apoiados será de 12 meses, contados a partir do início de agosto de 2023.

Dúvidas e demais esclarecimentos devem ser enviados para o e-mail: .