Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção para Universidade Aberta do Brasil

Educação a Distância

Aberta seleção para Universidade Aberta do Brasil

Editais visam formação de cadastro de reserva para cargos de coordenador em Programa UAB
por Osvaldo Sato publicado: 26/12/2022 11h44 última modificação: 27/12/2022 14h41

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) publicou na Central de Seleção na última sexta-feira, 23, dois editais de abertura de processos seletivos para coordenadores do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Podem se candidatar servidores efetivos da instituição, ocupantes de cargo de docente ou de técnico-administrativo, com curso superior completo e disponibilidade de 20 horas semanais a serem destinadas para atuação no Programa.

As seleções visam formação de cadastro de reserva para:

Coordenador Geral e Coordenador Adjunto -  Edital nº 81/2022

Coordenadores de polo em Campo Grande, Dourados e Jardim - Edital nº 82/2022

As contratações terão caráter temporário e os selecionados atuarão na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Inscrições - Os interessados devem se inscrever até 29 de janeiro de 2023, pela Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS.

É necessário enviar, em arquivo único, no formato PDF, Word ou Zip, os documentos elencados nos editais:

• Documento de identidade RG (frente e verso);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Diploma de Graduação (frente e verso);
  • Diploma de Especialização (frente e verso);
  • Diploma de Mestrado (frente e verso);
  • Diploma de Doutorado (frente e verso);
  • Documento que comprove experiência em docência;
  • Quadro de pontuação atribuída para análise curricular (Anexo II).
  • Demais documentos relativos à análise curricular, conforme Anexo II;
  • Comprovante atualizado de vínculo como servidor do quadro efetivo do IFMS (Declaração do SUAP ou extrato do sougov.br).
  • Declaração de disponibilidade (Anexo III), devidamente preenchida e assinada.

Requisitos - Para o cargo de coordenador geral e coordenador adjunto são requisitos, ainda, ter três anos de experiência em docência no magistério superior, no mínimo; experiência na plataforma Moodle, disponibilidade de viagens aos polos quando solicitado; dentre outros.

Já para o cargo de coordenador de polo é necessária experiência mínima de um ano no magistério da Educação Básica e residir no município do polo para o qual pleiteia vaga ou próximo a ele; neste caso, deve se responsabilizar pelos custos de locomoção.

Os demais requisitos constam nos editais de abertura publicados na Central de Seleção do IFMS.

Cronograma - A divulgação da relação preliminar e final das inscrições será nos dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, respectivamente.

Já os resultados preliminar e final das seleções, que serão realizadas mediante análise curricular, estão previstos para 13 e 17 de fevereiro.

A previsão é que o IFMS oferte um especialização a distância em parceria com a UAB no primeiro semestre de 2023.

Bolsas - O valor das bolsas para as vagas de coordenador geral e de coordenador adjunto será de R$ 1.500,00 mensais; já para as vagas de coordenadores de polo será de R$ 1.100,00 por mês. Os valores estão estabelecidos pela CAPES.

Os convocados deverão dispor de 20 horas semanais para atuação nas atribuições de seus respectivos cargos. No caso de coordenadores de polo, poderão ser requisitados para os turnos matutino, vespertino ou noturno, observada a necessidade do Programa.

As atividades desenvolvidas não geram, em qualquer hipótese, vínculo empregatício, e o bolsista poderá ser desvinculado a qualquer momento por interesse da instituição.

Será proibido o acúmulo de bolsas com outras concedidas pela CAPES, CNPq, FNDE ou qualquer outra agência de fomento federal.

Quadro de Vagas

Edital Vagas Descrição Bolsa Mensal
Edital 81/2022 Cadastro de Reserva Coordenador Geral da UAB R$ 1.500,00
Edital 81/2022 Cadastro de Reserva Coordenador Adjunto da UAB R$ 1.500,00
Edital 82/2022 Cadastro de Reserva Coordenador de Polo de Apoio Presencial - Campo Grande R$ 1.100,00
Edital 82/2022 Cadastro de Reserva Coordenador de Polo de Apoio Presencial - Dourados R$ 1.100,00
Edital 82/2022 Cadastro de Reserva Coordenador de Polo de Apoio Presencial - Jardim R$ 1.100,00

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail

* Texto alterado às 14h41 de 27/12/2022 para correção das informações sobre oferta de cursos superiores a distância pelo IFMS; o texto dizia que a previsão era "o IFMS ofertar o primeiro curso superior a distância no primeiro semestre de 2023", porém o correto é que "o IFMS ofertará uma especialização a distância, em parceria com a UAB, no primeiro semestre de 2023"; isso porque o Campus Corumbá já oferta a especialização em Estratégias para Conservação da Natureza na modalidade a distância.