Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas 21 vagas para afastamento de docentes

Capacitação

Abertas 21 vagas para afastamento de docentes

Seleção é destinada a matriculados em cursos de mestrado, doutorado ou estágio pós-doutoral. Inscrições a partir de 27 de outubro
por Juliana Aragão publicado: 23/10/2020 13h58 última modificação: 30/10/2020 07h34

Docentes do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) interessados em obter afastamento integral para realização de cursos de pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado - ou estágio pós-doutoral podem se inscrever no processo seletivo a partir do dia 27 de outubro.

São oferecidas 21 vagas nos campi Aquidauana (1), Campo Grande (5), Coxim (3), Dourados (1), Jardim (2), Naviraí (3), Nova Andradina (3) e Três Lagoas (3). 

Para participar do processo seletivo, o docente deve atender os seguintes requisitos:

  • estar em efetivo exercício docente e fazer parte do quadro permanente de servidores do IFMS, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição (conforme Lei nº 12.772/2012);
  • não ter sofrido nenhuma penalidade prevista na Lei nº 8.112/1990, nos últimos três anos, oriunda de processo administrativo disciplinar ou sindicância;
  • não estar no gozo de qualquer tipo de afastamento ou licença (exceto para tratamento de saúde, licença-maternidade ou para acompanhamento de tratamento de saúde em pessoa da família);
  • possuir regime de dedicação exclusiva; e
  • ter obtido resultado favorável na última avaliação de desempenho, exceto aos servidores que ainda não tenham realizado a avaliação de desempenho por ter tempo de efetivo exercício inferior a 8 meses.

As regras de participação estão disponíveis no edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção do IFMS, onde também é possível consultar o quadro de vagas e a tabela de pontuação.

Inscrições - Deverão ser feitas até 8 de novembro, na Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar a cópia do título de maior grau acadêmico de sua formação (frente e verso) no formato PDF.

Caso o docente esteja matriculado em curso de mestrado ou doutorado, ou tenha carta de aceite em estágio pós-doutoral, deverá anexar o comprovante emitido pelo programa de pós graduação, com informações sobre a área do curso/estágio e prazo de expectativa de defesa da dissertação ou tese, ou da conclusão, no caso do estágio pós-doutoral.

A classificação será feita por ordem decrescente de pontuação, conforme a planilha disposta no anexo II do edital, retificada no dia 29 de outubro.

Serão critérios de pontuação: tempo de efetivo exercício docente no IFMS, titulação, data de obtenção da titulação atual, inexistência de afastamento anterior para o mesmo fim e comprovante de matrícula ativa em mestrado ou doutorado.

Os resultados preliminar e final da seleção estão previstos para os dias 18 e 25 de novembro, respectivamente.

Afastamento - É concedido com base no Regulamento do Afastamento para Capacitação Docente do IFMS, na Lei nº 8.112/1990 e no Decreto nº 9.991/2019.

Os períodos de concessão de afastamento previstos no edital são de 24 meses para mestrado, 48 meses para doutorado e 12 meses para pós-doutorado.

O docente selecionado deverá encaminhar à Cogep (Coordenação de Gestão) do campus, ao final de cada semestre, o atestado de matrícula e o relatório de atividades desenvolvidas durante o período.

Ao final do curso, o servidor afastado deverá encaminhar à Cogep a declaração de conclusão ou ata de defesa, bem como o relatório final do afastamento.

Após o retorno às atividades, o docente deverá permanecer no exercício de suas funções no IFMS por um período, no mínimo, igual ao do afastamento concedido.

Para mais informações sobre o edital, o contato deve ser feito com a Coordenação de Pós-Graduação, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) pelo e-mail .

* Texto alterado às 7h30 de 29/10/2020 para inclusão de informações referentes à retificação do edital de abertura do processo seletivo, publicado no dia 27/10/2020, na Central de Seleção do IFMS.

registrado em: ,