Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições em curso de Inglês para servidores

Qualificação Profissional

Abertas inscrições em curso de Inglês para servidores

Inscrições vão de 5 a 16 de março. Aulas acontecem duas vezes por semana na Capital, após o retorno das atividades presenciais
por Cleyton Lutz publicado: 05/03/2021 13h13 última modificação: 05/03/2021 13h13

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) publicou nesta quarta-feira, 3, o edital de abertura do processo seletivo para servidores que tenham interesse em participar do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Inglês, ofertado pelo Campus Campo Grande.

São oferecidas 15 vagas a servidores em efetivo em exercício no IFMS, que não possuam conhecimento prévio do idioma. O número de vagas poderá ser ampliado de acordo com a disponibilidade do campus e da Reitoria do Instituto Federal. 

As inscrições podem ser feitas de 5 a 16 de março, na Página do Candidato. A seleção será feita por sorteio eletrônico, marcado para o dia 23 do mesmo mês. O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção

Curso – Proporciona ao estudante qualificação profissional na área de idiomas. O certificado tem validade nacional e permitirá ao estudante egresso o desenvolvimento de habilidades comunicativas necessárias para realizar exames internacionais de proficiência e a comunicação na língua-alvo, tendo condições de participar de eventos de internacionalização propostos pela instituição.

A FIC em Inglês é composta por 6 semestres letivos de 60 horas cada, totalizando 360 horas ao final de três anos. Cada semestre compreende um nível, sendo 3 níveis básicos e 3 níveis intermediários. Os servidores selecionados iniciarão o curso no primeiro nível básico. 

Aqueles que desejarem cursar outros níveis, que não o inicial, deverão se submeter a um exame de nivelamento que compreenderá habilidades escritas e orais. A realização da prova para ingresso em outros níveis ficará condicionada à existência de vaga. 

Aulas – Os selecionados pelo sorteio terão de 30 de março a 4 de abril para fazer a matrícula. A previsão é de que as aulas comecem no dia seguinte ao término das matrículas. As atividades ocorrerão a distância enquanto durar a suspensão das atividades não presenciais. Posteriormente, as aulas passarão a acontecer na Reitoria do IFMS. 

As atividades serão desenvolvidas em horário de expediente por se tratar de ação prevista no Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Federal para 2021, segundo o calendário letivo do Campus Campo Grande. 

Será exigida a compensação de horário ao servidor que:

  • estiver usufruindo de horário capacitação (10% ou 50%, ação de desenvolvimento em serviço), devendo ser compensada a carga horária semanal do curso, enquanto durar o benefício;
  • participar de outra ação com dispensa de compensação, devendo ser compensada a quantidade de horas que ultrapassarem o limite de 10% da carga horária semanal de trabalho.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o servidor poderá entrar em contato através do correio eletrônico .

Vagas ofertadas

Curso Dias Horário Modalidade Vagas
Inglês Básico I Segundas e quartas-feiras 07:30 às 09:00 Presencial na Reitoria (o ensino à distância será adotado apenas enquanto perdurarem as atividades remotas) 15