Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para novo módulo do Programa de Formação Continuada

Oportunidade

Abertas inscrições para novo módulo do Programa de Formação Continuada

Servidores podem se inscrever no módulo "Currículo" até 2 de agosto, pela Central de Seleção do IFMS
por Laura Silveira publicado: 24/07/2017 12h34 última modificação: 26/07/2017 11h20

Atenção, servidores! A partir desta segunda-feira, 24, está aberto o prazo de inscrição para interessados em participar do terceiro módulo do Programa de Formação Continuada para o Ensino em Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

Com carga horária de 40 horas, o tema central desta nova etapa do programa é “Currículo” e tem como objetivo, entre outras questões, de tratar sobre as concepções e metodologias de ensino para educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade).

São ofertadas 402 vagas para servidores efetivos, aposentados ou em exercício provisório no IFMS.

Vale lembrar: aqueles que não participaram dos módulos anteriores podem participar desta nova etapa do Programa. Aqueles que participaram mas não confirmaram a inscrição nesta nova etapa também podem se inscrever.

Os interessados devem se inscrever até 2 de agosto pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde é possível acessar o edital de abertura do processo seletivo. A seleção será feita por ordem de inscrição.

Datas importantes – A divulgação das inscrições homologadas está prevista para 3 de agosto, e até o dia 8 deve ser publicado o resultado final do processo seletivo.

Os candidatos contemplados com a vaga no resultado final serão automaticamente cadastrados no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) para início do módulo, previsto para 16 de agosto.

Programa Os participantes irão desenvolver as atividades no AVEA, ambiente virtual no qual poderão participar de fóruns, ter acesso a materiais complementares e assistir a vídeos sobre o tema em questão.

O módulo será composto por quatro unidades, sendo que cada uma deverá ter duração de duas semanas. As atividades na plataforma serão supervisionadas por instrutores escolhidos por meio de processo seletivo.

Ao final do módulo, os servidores receberão certificados de conclusão, e também poderão confirmar interesse no módulo seguinte a ser ofertado.

Caso ainda sobrem vagas remanescentes para as próximas etapas do programa, serão publicados novos editais de seleção.

Saiba mais - Com duração máxima de dois anos, o Programa de Formação Continuada é dividido em seis módulos de 40 horas cada.

Os dois módulos iniciais trataram sobre a Concepção dos Institutos Federais e a Profissão Docente.

A palestra de abertura da primeira etapa foi ministrada no dia 6 de dezembro do ano passado pelo ex-reitor do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), Belchior Rocha. Já o segundo módulo foi aberto no dia 18 de abril com palestra da diretora-executiva da Reitoria, Marcelina Maschio.

Informações complementares podem ser obtidas na Proen (Pró-Reitoria de Ensino), setor responsável por organizar o Programa de Formação em parceria com a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas), pelo e-mail ou pelo telefone (67) 3378-9540.

MódulosObjetivos
I - Concepção dos Institutos Federais Conhecer a história da Rede Federal e a concepção dos Institutos Federais; entender a Educação Profissional e Tecnológica, seus níveis e modalidades de ensino.
II – Profissão docente  Analisar as questões da docência no IFMS relativas a ensino, pesquisa e extensão; compreender a gestão em sala de aula, do planejamento à avaliação.
III – Currículo Discutir currículo; concepção de homem e sociedade; conhecer as concepções e metodologias de ensino para educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade)
IV - Avaliação Discutir as concepções e instrumentos de avaliação; capacitar para elaborar/selecionar questões para ensinar e avaliar.
V - Práticas de ensino Conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias ativas.
VI – Administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional Capacitar docentes para elaboração de compras de livros, materiais para laboratório e outros que atendam ao Projeto Pedagógico do Curso; capacitar para fazer Termo de Referência e especificação de compras; analisar e participar do desenvolvimento do planejamento estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos.