Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas seleções de afastamento para pós-graduação

Qualificação

Abertas seleções de afastamento para pós-graduação

Editais com vagas para docentes e técnicos-administrativos estão publicados na Central de Seleção.
por Laura Silveira publicado: 18/04/2018 10h46 última modificação: 20/04/2018 08h45
IFMS

Estão abertos no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) dois processos seletivos de docentes e técnicos-administrativos que queiram pedir afastamento para realização de pós-graduação stricto sensu.

Pelo edital nº 028/2018 são ofertadas 19 vagas para afastamento integral de docentes e 34 para parcial. A divisão por unidade está disposta no anexo I do documento, assim como os quesitos a serem pontuados pelos candidatos.

Podem participar da seleção os professores que não tenham sofrido penalidade prevista na Lei nº 8.112/1990 nos últimos três anos, oriunda de processo administrativo disciplinar ou sindicância; não estejam em afastamento ou licença (exceto para tratamento de saúde, licença-maternidade ou para acompanhamento de tratamento de saúde em pessoa da família); e que sejam de dedicação exclusiva (apenas para a modalidade integral).

As inscrições estão abertas e seguem até 27 de abril.

Para fazer a inscrição, o docente deve entregar o formulário de inscrição (anexo II), a planilha de pontuação (anexo III) e os documentos comprobatórios (Item 3.6 do edital) em envelope lacrado, devidamente identificado, na Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) do campus em que estiver lotado ou em exercício.

No próprio formulário de inscrição, o docente irá assinalar em ordem de prioridade a modalidade do afastamento que deseja. O resultado vai gerar duas listas de pontuação elencando todos os candidatos e indicando a ordem de prioridade escolhida pelos mesmos.

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado até 10 de maio, e o final até o dia 16.

O processo seletivo é baseado no Regulamento de Afastamento para Capacitação de Servidores Docentes, e executado pela Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação),  Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas ) e CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente), que atuará em parceria com a Cogep dos campi.

Para mais informações sobre a seleção de afastamento de docentes, entre em contato com a Coordenação de Pós-Graduação do IFMS, pelo e-mail .

Técnicos-Administrativos - O afastamento parcial de técnicos do IFMS é ofertado pelo edital nº 030/2018

“É  a oportunidade que o técnico tem de dedicar mais tempo à pós-graduação stricto sensu. Ao mesmo tempo, é um investimento da instituição no desenvolvimento profissional do servidor a médio prazo, além de um estímulo à permanência dele no IFMS”, ressaltou a diretora de Gestão de Pessoas, Cláudia Jerônimo.

“É a oportunidade que o técnico tem de dedicar mais tempo à pós-graduação stricto sensu. Ao mesmo tempo, é um investimento da instituição no desenvolvimento profissional do servidor a médio prazo, além de um estímulo à permanência dele no IFMS”, ressaltou a diretora de Gestão de Pessoas, Cláudia Jerônimo.

A seleção deste ano traz duas novidades, que estão correlacionadas. A primeira é que a partir de agora só podem se inscrever os técnicos que já estão matriculados em programa de pós-graduação stricto sensu. A outra é que o edital tem validade anual, mas é dividido em dois ciclos (com cronogramas semestrais diferenciados).

“Queremos que as vagas sejam ocupadas por aqueles que efetivamente estejam cursando a pós-graduação. O servidor deve se inscrever e, se selecionado neste primeiro ciclo, terá até julho para solicitar o afastamento”, apontou Cláudia.

Para o primeiro ciclo, são oferecidas 97 vagas distribuídas nos dez campi e reitoria. As vagas por unidade foram divididas de acordo com o número total de servidores técnico-administrativos de cada uma.

As inscrições devem ser feitas entre 24 e 30 de abril, por meio de formulário online.

Os dois principais critérios de pontuação são o tempo de serviço no IFMS e o tempo em que está matriculado no curso. Demais quesitos estão dispostos no anexo II do edital.

A divulgação do resultado preliminar está previsto para 7 de maio.

Segundo Ciclo - O cronograma do segundo ciclo da seleção de afastamento de técnicos-administrativos tem início em agosto, com a divulgação do quadro de vagas ofertadas, que serão as remanescentes do primeiro.

Segundo a diretora, a previsão é de publicação de um edital por ano, com dois ciclos de seleção.

O processo seletivo de afastamento parcial é fundamentado no Regulamento para Afastamento Parcial de Servidores Técnicos-Administrativos, e executado pela Digep e Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS), que atuarão em parceria com as Cogep dos campi do IFMS.