Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ação aborda captação de recursos via fundação de apoio

Ação aborda captação de recursos via fundação de apoio

Pró-Reitoria de Extensão capacitará servidores interessados em elaborar projetos com o auxílio da Facto
por Juliana Aragão publicado: 05/06/2020 08h25 última modificação: 05/06/2020 09h08

A Pró-Reitoria de Extensão do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) iniciou uma ação que visa estimular os servidores a utilizar o auxílio da Facto (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia) na captação de recursos externos para a viabilização de projetos de ensino, pesquisa, extensão, e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.

Na terça-feira, 3, foi realizada uma série de reuniões por webconferência com a participação de diretores Gerais e de Ensino dos campi, coordenadores de cursos e membros dos NDE (Núcleos Docentes Estruturantes).

Segundo a pró-reitora de Extensão, Paula Luciana Bezerra, os 90 participantes do encontro virtual foram orientados sobre como as fundações de apoio podem ajudar na construção de projetos e cursos.

"Parcerias, termos de cooperação, projetos, cursos e prestação de serviços podem ser executados via Fundação Facto, de acordo com o regulamento que prevê a relação entre o IFMS e as fundações de apoio", explicou a pró-reitora de Extensão, Paula Luciana Bezerra.

"Inicialmente, foram apresentados o conceito de extensão, exemplos de ações executadas e resultados na área. Em seguida, explicamos de que forma parcerias, termos de cooperação, projetos, cursos e prestação de serviços podem ser executados via Fundação Facto, de acordo com o regulamento que prevê a relação entre o IFMS e as fundações de apoio".

A ação de sensibilização ainda contou com a participação de membros dos NDE nos campi, responsáveis pela elaboração, implementação e desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos de Cursos.

"Os membros dos núcleos têm condições de analisar as variáveis que podem interferir nos processos de ensino aprendizagem e de permanência e êxito, e na consolidação do perfil profissional do egresso. É interessante para o NDE saber como fazer parceiras com empresas, para a execução de projetos e cursos voltados à comunidade externa e para a prestação de serviços", comentou a pró-reitora.

Também estavam presentes na reunião virtual a diretora de Relações Institucionais, Cinara Ribeiro, e os coordenadores de Estágios e Egressos, Douglas de Moura, e de Articulação e Integração, Jhonny Marchini.

Em uma segunda etapa da ação, a Proex irá capacitar servidores interessados em elaborar projetos a partir da captação de recursos externos por meio da Facto. Os interessados podem indicar o interesse em formulário online.

Facto - A Facto foi autorizada a atuar como fundação de apoio ao IFMS em 2019, por meio da Portaria Conjunta nº 83, do MEC (Ministério da Educação) e do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). A autorização foi renovada este ano por meio da Portaria Conjunta nº 41, de 16 de março de 2020.

As propostas serão analisadas pela Fundação e, quando aprovadas, os contratos serão firmados entre o IFMS e a Facto, tendo os coordenadores dos projetos as responsabilidades de execução financeira, acompanhamento e prestação de contas.

Instituída em 2000 pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Facto atua no gerenciamento de projetos de pesquisa, extensão, ensino e desenvolvimento institucional. Já atuou em centenas de parcerias com organizações públicas e privadas e no apoio operacional a ações de desenvolvimento institucional do Ifes

A partir de 2017, a Facto passou a atuar também no IFSP (Instituto Federal de São Paulo), IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) e Ifro (Instituto Federal de Rondônia). Mais informações estão disponíveis na página da Facto.

Regulamentação - O Regulamento das Relações entre o IFMS e as Fundações de Apoio traz informações como as classificações dos projetos, organização orçamentária e financeira e participação de servidores e estudantes do IFMS.

Os projetos devem seguir as normas de registro do IFMS e estar, obrigatoriamente, aprovados pela direção-geral do campus ou pela pró-reitoria em que se encontra lotado o coordenador.

Pelo Regulamento, é permitida a participação de docentes e técnicos-administrativos na execução dos projetos da área de sua especialidade, contratados com a fundação de apoio, sem prejuízo de suas atribuições funcionais.

Os estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação também poderão participar, desde que as atividades sejam compatíveis com a área de formação e contribuam para o processo de ensino aprendizagem, para a inserção socioprofissional ou para a iniciação científica ou tecnológica.

De acordo com o Regulamento, os projetos são classificados segundo a natureza (ensino; pesquisa básica e aplicada ou  inovação; extensão; desenvolvimento institucional; desenvolvimento científico e tecnológico; e multi-integração), e de acordo com as fontes de recursos para o financiamento das ações.