Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Café com Digep" abre nova rodada com 11 encontros

Gestão de Pessoas

"Café com Digep" abre nova rodada com 11 encontros

Ação visa aproximar, tirar dúvidas e propor soluções conjuntas relacionadas à gestão de pessoas
por Osvaldo Sato publicado: 08/04/2021 08h59 última modificação: 08/04/2021 09h00

No decorrer da vida funcional no serviço público, muitas dúvidas podem surgir relacionadas a temas como capacitações, aposentadoria, licenças, planos de saúde, férias, entre outros. No ano que se passou, o trabalho remoto foi implantado em decorrência da pandemia de Covid-19 e fez surgir uma nova fonte de dúvidas.

No intuito de dirimir tais dúvidas e aproximar os servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) da Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas), iniciou-se em 2020 a ação “Café com Digep”, série de reuniões virtuais com representantes do setor e servidores interessados.

No ano passado, foram realizadas 11 encontros virtuais, tendo como público-alvo servidores dos dez campi e reitoria. 

“Convidamos todos os servidores para esta nova rodada, por meio da qual queremos nos aproximar, trazer explicações e soluções para demandas relacionadas à gestão de pessoas”, explicou o diretor da Digep, Pedro Rissato.

“O principal objetivo da ação é estreitar relações da Digep com os servidores de todas as unidades, indistintamente, oportunizando resoluções de dúvidas e realizando orientações nos temas relacionados à vida funcional dos servidores”, destacou o diretor da Digep, Pedro Rissato.

Em 2021, as reuniões terão início na próxima terça-feira, 13, para servidores do Campus Ponta Porã. O link para participação será enviado por e-mail na véspera da ação.

“Convidamos todos os servidores para esta nova rodada do 'Café com Digep', por meio da qual queremos promover a aproximação, trazer explicações e soluções para as demandas relacionadas à gestão de pessoas e buscar soluções conjuntas para os demais assuntos”, explicou.

A ação segue com o Campus Dourados, no dia 14 de abril, e com o Campus Corumbá no dia 16. Ainda neste mês, o "Café com Digep" é realizado com servidores do Campus Naviraí e Reitoria (dia 20), Nova Andradina (23), Aquidauana e Campo Grande (27) e Coxim (30).

A segunda rodada da ação será concluída em maio, com encontros dos campi  Jardim (dia 4) e Três Lagoas (5).

Primeira rodada - Ao final da primeira série de encontros, realizada em 2020, a Digep aplicou um questionário de avaliação com os participantes da ação.

Segundo a Digep, a iniciativa foi considerada positiva pelos 228 participantes, número que representa 17,85% do total de servidores da instituição.

“Consideramos esta uma boa adesão, por ser o primeiro ano, que propiciou maior interação da Digep com os servidores de todas as unidades, dirimiu dúvidas de servidores ou de categorias, e também auxiliou o acompanhamento da saúde mental de nossos servidores durante este período pandêmico”, explicou o diretor.

“O 'Café com a Digep' permite suprir uma demanda que já existia presencialmente, buscando estreitar os vínculos com todas as partes da nossa instituição”, afirmou a psicóloga do IFMS, Taline Costa.

Os principais temas levantados durante a primeira rodada da ação estiveram relacionados às normas de trabalho estabelecidas em virtude da pandemia, como o relatório do trabalho remoto e alterações de férias.

Destacaram-se ainda os temas capacitações, convênios com planos de saúde, afastamento, Avaliação Docente pelos Discente, regimentos dos campi e desafios enfrentados pelos docentes para aulas remotas.

A psicóloga do IFMS, Taline Costa, explica que a ação supriu uma demanda existente mesmo antes da pandemia.

“Com o trabalho remoto, a iniciativa tem também o caráter de nos reaproximar de forma segura e, apesar de todos os desafios da pandemia, que não podem ser banalizados, o 'Café com a Digep' permite suprir uma demanda que já existia presencialmente, buscando estreitar os vínculos com todas as partes da nossa instituição”, afirmou a psicóloga.

Cronograma do "Café com Digep" 2021

Data Unidade
13/04/2021 Campus Ponta Porã
14/04/2021 Campus Dourados
16/04/2021 Campus Corumbá
20/04/2021 Reitoria
20/04/2021 Campus Naviraí
23/04/2021 Campus Nova Andradina
27/04/2021 Campus Aquidauana
27/04/2021 Campus Campo Grande
30/04/2021 Campus Coxim
04/05/2021 Campus Jardim
05/05/2021 Campus Três Lagoas