Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha institucional incentiva atualização de dados na plataforma Lattes

Campanha institucional incentiva atualização de dados na plataforma Lattes

“Dê um F5 em seu Currículo Lattes” é encabeçada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação
por Laura Silveira publicado: 28/09/2016 11h00 última modificação: 28/09/2016 13h29

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está realizando a campanha “Dê um F5 em seu Currículo Lattes”, como forma de incentivar docentes e técnico-administrativos a atualizarem as informações na plataforma

Encabeçada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), a ação visa não só ter índices reais do que é produzido na área de pesquisa, mas também trazer benefícios aos servidores, como facilitar a parceria com empresas e a participação em seleções nas quais os currículos são avaliados.

Para isso, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom), em conjunto com a Propi, elaborou cartazes para serem afixados em todas as unidades da instituição, e-mail marketing a ser enviado aos servidores e informações na Página e no Boletim do Servidor.

“Os dados do Lattes dos professores extraídos via Suap [Sistema Unificado de Administração Pública] são utilizados no relatório de gestão. Se eles não atualizarem as informações, o IFMS não vai ter o retrato fiel do que tem sido feito na área de pesquisa, por exemplo”, apontou o pró-reitor de Pesquisa, Marco Naka, que ressaltou também que a atualização pode beneficiar o próprio servidor.

“Em processos seletivos em que os currículos são analisados, o candidato que não atualiza os dados vai estar em desvantagem. Também já tivemos dois casos de empresas que procuraram professores da instituição para desenvolver projetos em parceria após analisarem os currículos lattes deles”, destacou Naka.

A atualização também é essencial para membros de grupos de pesquisa, para que todos possam ter conhecimento dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

O trabalho de sensibilização na instituição também pode ser complementado por cada campus junto aos discentes, mostrando a importância da plataforma Lattes para os que estão no início da vida acadêmica.

Como atualizar? O interessado em fazer alterações em seu currículo deve acessar a Plataforma Lattes e, no menu à direita da página, clicar no ícone “Atualizar currículo”.

Caso não se lembre da senha, a recuperação pode ser feita por meio do número do CPF.

A campanha também busca incentivar aqueles servidores que ainda não têm currículo a criarem um.

Para isso, basta clicar em “Cadastrar novo currículo” no mesmo menu à direita. O usuário primeiramente deverá realizar um cadastro de e-mail e senha e, a partir daí, inserir as informações acadêmicas e profissionais, tais como formação, atuação profissional, projetos desenvolvidos, produções bibliográficas, idiomas que domina, prêmios e títulos conquistados, entre outros.

Quando atualizar? É importante ressaltar que a atualização precisa ser frequente.

“O currículo é o histórico profissional da pessoa, ali tem tudo que ela já produziu. É preciso criar uma rotina, assim que fez, já atualiza a informação na plataforma, já que você nunca sabe quando vai precisar utilizar o currículo”, complementou Naka.

Saiba mais - O Currículo Lattes é um padrão nacional de registro da vida pregressa e atual de estudantes e pesquisadores no Brasil, adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.

A Plataforma Lattes, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), integra as bases de dados de currículos, de grupos de pesquisa e de instituições em um único Sistema de Informações.

registrado em: