Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Catálogo reúne mais de 200 opções de cursos a distância

Capacitação

Catálogo reúne mais de 200 opções de cursos a distância

Primeira edição traz opções gratuitas ofertadas em 20 diferentes áreas. Intenção é atualizar o documento anualmente
por Laura Silveira publicado: 18/05/2022 09h05 última modificação: 18/05/2022 09h05

Está disponibilizado na Página da Capacitação o Catálogo de Cursos Gratuitos a Distância elaborado pela Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida (Codev) do IFMS.

Com a proposta de ser atualizado anualmente, a primeira edição do documento apresenta 218 cursos ofertados por 33 instituições, a maioria públicas.

"O catálogo foi desenvolvido para facilitar a busca dos servidores por cursos gratuitos à distância. As capacitações foram divididas em 20 áreas e podem ser usadas como sugestões para compensações de fim de ano, comprovação de capacitação para Progressão por Capacitação e Avaliação de Desempenho, além da atualização contínua dos servidores”, explica a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Poliana Peres.

As 20 áreas abrangidas incluem:

  • Ambiente, saúde e qualidade de vida;
  • Ciências agrárias/educação ambiental;
  • Comunicação;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Direito, ética e cidadania;
  • Educação e docência;
  • Empreendedorismo e inovação;
  • Gestão, planejamento e liderança;
  • Governo digital e transparência;
  • Inclusão e acessibilidade;
  • Informática e tecnologias da informação;
  • Línguas e idiomas;
  • Orçamento e finanças.
“Os cursos  podem ser usados como sugestões para compensações de fim de ano, comprovação de capacitação para Progressão por Capacitação e Avaliação de Desempenho, além da atualização contínua dos servidores, ressalta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Poliana Peres.

Catálogo – A lista de opções foi construída baseada em algumas práticas por meio de pesquisas e fontes indicadas pela Codev.

As fontes de pesquisa incluem o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2022), os cursos e capacitações realizados pelos servidores e cadastrados no Módulo Capacitações do SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), os relatórios finais das Avaliações de Desempenho do ano de 2020 no item "sugestões para capacitação" e documentos institucionais de outras organizações públicas.

O modelo foi baseado no Catálogo de Capacitações produzido pela Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso).

Além do Catálogo, a Codev irá continuar atualizando a Agenda de Eventos, também disponibilizada na Página da Capacitação.

"O catálogo é um documento mais permanente, apesar de ter a previsão de ser atualizado anualmente. Já na agenda a gente inclui ofertas mais pontuais, não só cursos, mas também palestras e demais atividades voltadas à capacitação de servidores", destaca Poliana.

Capacitação – Após realizar atividades de capacitação, é necessário que o servidor cadastre os certificados no  SUAP. O registro deve ser feito no Módulo Capacitações. Confira o passo a passo: 

  1. salvar o(s) certificado(s) em formato PDF;
  2. acessar o Módulo Capacitações do SUAP;
  3. clicar no botão "adicionar capacitação";
  4. incluir as informações referentes à capacitação, o arquivo do certificado em formato PDF e salvar.

O documento é encaminhado automaticamente para avaliação e aprovação da Codev, no caso de servidores da reitoria, ou da Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) em cada campus.