Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Confira as primeiras ações planejadas pela CIS

Técnico-Administrativo

Confira as primeiras ações planejadas pela CIS

Posse dos 11 membros da Comissão Interna de Supervisão foi realizada na reitoria
por Laura Silveira publicado: 06/10/2016 17h10 última modificação: 06/10/2016 17h52

Elaborar o regimento interno e propor alterações do Regulamento da Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos do IFMS. Esses são os dois primeiros desafios da Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de Carreira, cujos membros tomaram posse na reitoria em Campo Grande, na quarta-feira, 5.

A CIS do IFMS é composta pelos candidatos que receberam maior número de votos no processo de escolha realizado em setembro nos campi e na reitoria, totalizando 11 membros.

“A CIS vem para auxiliar, fiscalizar e propor implementações e melhorias na carreira. Queremos que todos os aspectos que tratem sobre a carreira do técnico-administrativo passem pela Comissão, para que possamos avaliar”, apontou Douglas Garajo de Moura, escolhido entre os membros como o coordenador da Comissão.

Segundo ele, o primeiro passo da CIS será regularizar a atuação da Comissão por meio da elaboração de seu regimento interno. A intenção é que o documento seja finalizado até 16 de novembro e que passe pela apreciação do Conselho Superior do IFMS em dezembro.

Ainda em 2016, outra ação prevista é a revisão do Regulamento da Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos do IFMS, aprovado pelo Conselho por meio da Resolução nº 037, de junho deste ano.

O principal ponto a ser revisto é o Anexo I, que trata dos fluxos de processos. No documento aprovado, consta que o reitor da instituição é responsável por iniciar o processo de avaliação e implantação da flexibilização da carga horária dos técnicos.

A sugestão de mudança é que o esse início parta dos próprios servidores e setores, ou seja, o caminho inverso “de baixo para cima”.

“Segundo a legislação, o reitor tem que ser motivado a isso, são os servidores e setores que devem solicitar a flexibilização, com as devidas justificativas. A flexibilização da carga horária para 30 horas depende de um estudo e de mapeamento dos processos, ou seja, que cada servidor coloque no papel o que faz, como faz, atividades, fluxogramas, e isso demanda tempo”, explicou.

Na pauta de discussões da Comissão, também deve entrar o Reconhecimento de Saberes e Competências para os técnicos-administrativos em educação. Atualmente, essa concessão é prevista apenas para os professores do ensino básico, técnico e tecnológico.

Posse - Na cerimônia de posse, realizada durante a reunião ordinária do Colégio de Dirigentes, estiveram presentes a reitora em exercício, Marcelina Maschio, pró-reitores e diretores-gerais dos campi, por videoconferência.

“Por meio de estudos, pesquisas, análises de legislação, a CIS vem para fortalecer a carreira, com a certeza de que será um trabalho muito colaborativo e integrado com a gestão e demais servidores. Será um grande desafio para vocês, pioneiros”, ressaltou Marcelina em seu discurso.

Dos Estados Unidos, onde realiza uma capacitação até o final do mês, o reitor Luiz Simão Staszczak também se fez presente por meio da tecnologia.

“Esse momento faz parte da construção histórica do IFMS. Parabéns a todos vocês que irão somar para que tenhamos cada vez mais estruturação e organização do quadro de pessoal da instituição”, disse Luiz Simão, diretamente da Flórida.

Após empossados, eles participaram de uma palestra com a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Daniela Amaro, que esteve à frente da comissão que definiu as regras para eleição da CIS.

Já nesta quinta-feira, 6, assistiram à palestra “Análise do Decreto 1.590/95 a luz do entendimento dos órgãos de controle”, ministrada pelo chefe da CGU no Estado de Mato Grosso do Sul, José Paulo Julieti Barbieri.  O tema foi justamente a jornada de trabalho no serviço público federal.

Confira a galeria de fotos da posse da CIS e da palestra.

Subcomissões - Também foram instituídas as subcomissões locais, formadas pelos quatro servidores mais votados em cada unidade.

A posse dos membros das subcomissões nos campi e na reitoria ainda serão agendadas.

Os membros da comissão e das subcomissões terão mandato de três anos, encerrando-se em 5 de outubro de 2019.