Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do IFMS é contemplado com bolsa produtividade do CNPq

Pesquisa

Docente do IFMS é contemplado com bolsa produtividade do CNPq

É a primeira vez que um servidor da instituição é contemplado. Iniciativa visa incentivar o aumento da produção científica de qualidade
por Cleyton Lutz publicado: 08/03/2023 10h40 última modificação: 08/03/2023 10h48

Professor Elcio - Nova Andradina

Elcio foi selecionado na chamada do CNPq para bolsistas de produtividade - Foto: acervo pessoal

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) tem pela primeira vez um pesquisador contemplado como bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): trata-se do professor Elcio Ferreira dos Santos, do Campus Nova Andradina. 

“Quanto mais pesquisadores com bolsa produtividade na Instituição, mais impactante e qualificada é a pesquisa científica. Dentro do IFMS isso é importante para incentivar pesquisas de ponta," explica a pró-reitora de Pesquisa, Roselene Oliveira

O docente obteve a conquista no nível 2 da chamada n° 09/2022, cujo resultado final foi publicado no mês de fevereiro. A chamada oferta bolsas do mais alto nível do CNPq, destinadas a pesquisadores de destaque em suas áreas, buscando valorizar a produção em desenvolvimento tecnológico e inovação. O investimento total previsto no edital é de quase R$ 300 milhões.  

"As bolsas são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir o trabalho realizado. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa", explica o professor.

Atualmente, são cerca de 15 mil bolsistas no país, sendo 800 bolsas anuais nessa modalidade. Entre os critérios de avaliação estiveram a contribuição científica do pesquisador e a relevância da proposta. 

“Quanto mais pesquisadores com bolsa produtividade na Instituição, mais impactante e qualificada é a pesquisa científica. Dentro do IFMS isso é importante para incentivar pesquisas de ponta, levando até a comunidade a solução de problemas, além de ser um dos principais indicadores para subsidiar as demais linhas de fomento, como CNPq, Capes, Fundect e outros, para obtenção de recursos para financiar o desenvolvimento da pesquisa”, destaca a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Roselene Oliveira. 

"As bolsas são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir o trabalho realizado. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos", explica o professor

Pesquisador – Elcio é agrônomo e ingressou na instituição em 2018 e desde então atua como docente e pesquisador no Campus Nova Andradina, onde ministra disciplinas do curso técnico integrado em Agropecuária, além das graduações em Produção de Grãos e Agronomia.

Ele também é mestre e doutor em Ciências, área de concentração em Energia Nuclear na Agricultura, pela Universidade de São Paulo (USP).

Recentemente suas pesquisas têm enfocado a nutrição mineral de plantas, investigando a biofortificação de culturas, eficiência de uso de nutrientes em diferentes sistemas de plantio e utilização de sensores para diagnose nutricional. 

Em novembro do ano passado, ele foi contemplado com a medalha Darcy Ribeiro, em cerimônia ocorrida na Assembleia Legislativa do MS, pelo número expressivo de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no Instituto Federal. 

Projeto – O professor foi selecionado com a proposta intitulada “Produtividade e variação fenotípica da mandioca como fonte de zinco para a nutrição humana”, que será desenvolvida no Campus Nova Andradina, contando ainda com a participação de docentes, técnico-administrativos e estudantes. 

O valor mensal da bolsa de produtividade varia de acordo com o nível de enquadramento e é válida por 36 meses, permitindo ao pesquisador participar de editais específicos para bolsistas de produtividade.

registrado em: , ,