Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes podem participar de seleção para afastamento

Pós-Graduação

Docentes podem participar de seleção para afastamento

São ofertadas 23 vagas para os dez campi do IFMS. Inscrições a partir de 26 de novembro
por Laura Silveira publicado: 23/11/2022 13h59 última modificação: 23/11/2022 13h59

Está publicado na Central de Seleção do IFMS o edital de abertura do processo seletivo de docentes com interesse em afastamento para a realização de curso de pós-graduação stricto sensu ou estágio pós-doutoral.

São ofertadas 23 vagas para os dez campi da instituição.

Poderão participar do processo seletivo os servidores docentes que:

  • estiverem em exercício, ocupando cargo efetivo e fizerem parte do quadro permanente de servidores do IFMS, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição (conforme Lei nº 12.772/12)
  • não estejam em gozo de qualquer tipo de licença, exceto para tratamento de saúde, licença-maternidade ou para acompanhamento de tratamento de saúde em pessoa da família;
  • possuírem regime de dedicação exclusiva;
  • não terem se afastado: por licença para tratar de assuntos particulares, licença para capacitação e/ou pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado nos dois anos anteriores à data da solicitação, no caso de mestrado e doutorado; ou por licença para tratar de assuntos particulares e/ou pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado nos quatro anos anteriores à data de solicitação, no caso de pós-doutorado;
  • tiverem obtido resultado favorável na última avaliação de desempenho, exceto aos servidores que ainda não tenham realizado a avaliação de desempenho em razão de não ter cumprido tempo de efetivo exercício de oito meses.

Não terão direito ao afastamento os servidores que estiverem matriculados em disciplinas isoladas como Aluno Especial em cursos de mestrado e doutorado.

Confira o Edital nº 076/2022 com todas as regras da seleção!

Inscrições - Os docentes interessados em participar devem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção entre 26 de novembro e 4 de dezembro.

A classificação dos candidatos será por ordem decrescente de pontuação, conforme a planilha de pontuação disposta no Anexo III do edital.

Os resultados preliminar e final da seleção estão previstos para os dias 19 e 23 de dezembro, respectivamente.

O período de afastamento não poderá exceder:

  • 24 meses para mestrado;
  • 48 meses para doutorado; e
  • 12 meses para pós-doutorado.

Afastamento - O processo seletivo é regido pelo edital, com base no Regulamento de Desenvolvimento de Pessoas do IFMS, na Lei nº 8.112/90, no Decreto nº 9.991/2019 e na Instrução Normativa - SGP nº 21/2021.

A seleção é executada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) e Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que atuam em parceria com as Coordenações de Gestão de Pessoas (Cogep) dos campi do IFMS.

Vagas

Campus Vagas*
Aquidauana 2
Campo Grande 3
Corumbá 1
Coxim 2
Dourados 2
Jardim 1
Naviraí 3
Nova Andradina 2
Ponta Porã 4
Três Lagoas 3
TOTAL 23

*A concessão de afastamento será limitada ao número de vagas ofertadas e ficará condicionada ao retorno de servidor afastado por editais anteriores, quando a vaga não estiver imediatamente disponível no momento da divulgação do resultado final.