Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes que fazem doutorado podem solicitar bolsas e auxílios-moradia

Prodoutoral

Docentes que fazem doutorado podem solicitar bolsas e auxílios-moradia

Inscrições no Programa de Formação Doutoral Docente, da Capes, podem ser feitas até 9 de fevereiro. Valor das bolsas é de R$ 2.200,00, e dos auxílios-moradia é de R$ 1.100,00.
por Osvaldo Sato publicado: 03/01/2018 15h43 última modificação: 03/01/2018 15h43
IFMS

Docentes do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) matriculados em programas de doutorado podem concorrer a bolsas e auxílios-moradia por meio do Prodoutoral (Programa de Formação Doutoral Docente), da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A seleção destina-se à formação de cadastro de reserva para quatro cotas de bolsas e outras quatro de auxílio-moradia disponibilizadas ao IFMS pela Capes.

A bolsa do doutorado é de R$ 2.200,00 e do auxílio-moradia é de R$ 1.100,00. Os valores serão concedidos pelo prazo máximo de 36 meses, salvo disposições da Capes, que poderá cancelar as concessões a qualquer tempo.

As regras da seleção constam no edital nº 084/2017, disponibilizado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Podem ser feitas até 9 de fevereiro, na Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) dos campi. O docente deve protocolar o requerimento de inscrição, comprovante de matrícula em curso de doutorado, o Currículo Lattes atualizado, além dos documentos comprobatórios para fins de classificação e demais declarações anexas ao edital.

Além de estar encadernada ou grampeada, paginada e rubricada, a documentação deve ser entregue em envelope fechado, identificado com a frase “Edital 084/2017 – Prodoutoral”, o nome e o campus/local de exercício do candidato.

Requisitos - Para concorrer às bolsas, os candidatos devem pertencer ao quadro efetivo do IFMS, em regime de 40  horas semanais, em tempo integral ou com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional.

O docente deve estar matriculado como aluno regular em programa de pós-graduação strictu sensu (doutorado), reconhecido pela Capes, com conceito igual ou superior a 4 e enquadrado em uma das áreas de conhecimento: Agronomia; Biologia Geral; Ciência da Computação; Engenharia Civil; Engenharia de Materiais e Metalúrgica; Engenharia Elétrica; Física; Matemática; ou Química.

Caso selecionado, o docente deverá afastar-se integralmente de suas atividades no IFMS durante o período de recebimento da bolsa, indicando um outro professor da instituição que o substituirá. Não poderão participar desta seleção os docentes que já estejam afastados de suas atividades mediante editais de afastamento integral do IFMS.

Para receber o auxílio-moradia, o candidato deve estar fazendo o doutorado em instituição situada em município distinto à instituição de origem; não ter residência fixa no município onde realiza o doutorado e residir, no mínimo, à 70 km de distância do município onde realiza ou será realizado seu curso.

Seleção - Uma comissão irá analisar a documentação de acordo com os critérios estabelecidos pela Tabela de Pontuação (anexo I do edital).

Em caso de empate, os critérios para desempate serão o de maior tempo de serviço no IFMS e a idade do candidato, com prevalência para o mais velho.

O resultado preliminar será divulgado no dia 23 de fevereiro, e o final está previsto para 3 de março.

Para mais informações, os candidatos devem entrar em contato com a Copog (Coordenação de Pós-Graduação), pelo e-mail ou pelo telefone (67) 3378-9501.

Prodoutoral - Busca promover, em nível de doutorado, a qualificação dos docentes das Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior), com vistas a criar e consolidar grupos de pesquisa em áreas estratégicas e prioritárias, a criar e consolidar programas de pós-graduação já existentes, bem como a fomentar a cooperação acadêmica.

registrado em: ,