Você está aqui: Página Inicial > Notícias > É hora de apresentar certificados de capacitação para pontuação

Avaliação de Desempenho 2018

É hora de apresentar certificados de capacitação para pontuação

Pela primeira vez, apresentação será feita via Suap. Prazo segue até o dia 11 de fevereiro
por Laura Silveira publicado: 01/02/2019 12h11 última modificação: 01/02/2019 12h11

Está aberto a partir desta sexta-feira, 1º, o prazo para que servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) apresentem os certificados de capacitações realizadas durante o ano passado para garantir a pontuação na Avaliação de Desempenho 2018.

Pela primeira vez, o registro dos certificados será feito pelo Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

“O módulo de capacitação do Suap foi pensado para facilitar ao servidor a disponibilização dos certificados à instituição e também para favorecer o acesso ao histórico das capacitações realizadas por cada um", ressaltou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Taline Costa.

“O módulo de capacitação do Suap foi pensado para facilitar ao servidor a disponibilização dos certificados à instituição e também para favorecer o acesso ao histórico das capacitações realizadas por cada um. O banco de dados gerado possibilita conhecer também as características de formação do setor, campus ou mesmo de todo o IFMS”, ressaltou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Taline Costa.

A carga horária máxima somada para comprovação é de 20 horas, o que pode gerar o total máximo de cinco pontos na avaliação (0,25 ponto para cada hora de atividade).

Passo a passo - Entenda como registrar o(s) certificado(s):

  1. Salvar o(s) documento(s) em formato PDF. 
  2. Acessar o Suap e, no menu à esquerda, clicar em: Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoal > Capacitações.
  3. Clicar no botão "Adicionar capacitação".
  4. Incluir:
  • as informações referentes à capacitação que estiver sendo cadastrada;
  • anexar o arquivo do certificado em formato PDF;
  • salvar.

A partir daí, o documento é encaminhado automaticamente para avaliação e aprovação da Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida), no caso de servidores da reitoria, ou para a Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) em cada campus.

Avaliação de Desempenho - Realizada anualmente no IFMS, é uma ferramenta para apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades desempenhadas, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

Também é instrumento para a Progressão por Mérito do servidor.

“Num primeiro momento, a avaliação pode transmitir a impressão de ser apenas mais um instrumento burocrático, porém esse processo reflete uma demanda da administração pública e dos cidadãos em conhecer e valorizar os servidores que desempenham bem seu trabalho, além de oportunizar aos próprios servidores momentos de balanço e planejamento para o aperfeiçoamento de suas condutas profissionais”, afirmou Taline.

O processo é realizado por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho

São três os perfis de servidores no processo: técnico-administrativo (autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia), docente (autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia e sua nota é 30% composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente) e chefia (autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe).

Só pode participar o servidor que atenda aos seguintes critérios:

  • ter, no mínimo, oito meses de efetivo exercício no IFMS no ano anterior;
  • não ter mais de quatro faltas injustificadas por ano.
"Num primeiro momento, pode parecer mais um instrumento burocrático, mas a avaliação de desempenho valoriza os bons servidores e oportuniza que eles próprios tenham momentos de balanço e planejamento para o aperfeiçoamento de suas condutas profissionais”, afirmou Taline Costa.

Etapas - Também foi iniciada nesta sexta-feira, 1º, a sensibilização sobre o programa. Cada unidade do IFMS define como será feito esse trabalho, de acordo com a atuação da Cogep e do psicólogo do campus.

No caso da reitoria, a Codev realizará na próxima semana encontros em grupos com as psicólogas da unidade para compartilhamento de ideias sobre "Desempenho: trabalho e efetividade". O acesso ao formulário de inscrição será divulgado via e-mail. A previsão é que a atividade seja realizada na terça-feira, 5, às 14h30, e na quinta-feira, 7, às 9h30.

No processo também constam etapas como reuniões de feedback individuais e das chefias com a equipe de trabalho, além do possível pedido de revisão da nota e recurso.

O cronograma previsto segue até abril,  simultaneamente em todas as unidades do IFMS. A divulgação do programa inclui a afixação de cartazes sobre cada etapa da avaliação e o envio de e-mail marketing para os servidores.

Dúvidas? – Confira a seção de Perguntas Frequentes sobre a Avaliação de Desempenho ou entre em contato com a Codev, se servidor lotado na reitoria, ou com a respectiva Cogep de seu campus.

Todas as informações sobre o tema estão disponíveis na Página da Avaliação.

Cronograma da Avaliação de Desempenho

DataEtapa prevista
1º a 08/02/2019
  • Divulgação do programa e sensibilização 
1º a 11/02/2019
  • Apresentação de certificados de capacitações em 2018 (via Suap)
11 a 22/02/2019
  • Chefia avalia subordinados e o superior imediato
25/02 a 08/03/2019
  • Servidor avalia a chefia imediata e se autoavalia
11 a 15/03/2019
  • Chefia realiza a autoavaliação
18 a 22/03/2019
  • Reuniões de feedback individuais (chefia e subordinado)
25 a 29/03/2019
  • Reuniões de feedback das chefias com a equipe de trabalho
1º a 05/04/2019
  • Reuniões de feedback individuais das chefias com seus superiores imediatos
08 a 12/04/2019
  • Reuniões de feedback das chefias superiores com a equipe de trabalho