Você está aqui: Página Inicial > Notícias > É hora de planejar as necessidades de desenvolvimento

PDP 2023

É hora de planejar as necessidades de desenvolvimento

Processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas para 2023 foi iniciado
por Laura Silveira publicado: 01/08/2022 10h00 última modificação: 01/08/2022 10h14

A partir deste mês, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) inicia o processo de elaboração do PDP (Plano de Desenvolvimento de Pessoas) para 2023. O documento reúne, anualmente, as necessidades de desenvolvimento que, posteriormente, irão embasar o planejamento de capacitações para os servidores.

O levantamento das necessidades de desenvolvimento para o Plano, pela primeira vez, será realizado por meio do Portal Sipec (Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal).

Conforme explica a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Suelen Lapa, o IFMS adota os procedimentos sugeridos pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal.

"Os setores de Gestão de Pessoas do IFMS, Codev na reitoria e Cogeps nos campi, orientam os gestores sobre o levantamento, as etapas e os papéis dos envolvidos. Os gestores se reúnem, então, com suas equipes, comunicam as necessidades potenciais e definem um representante. Este representante, junto com a equipe, discute as necessidades coletivas e individuais e registra no Portal Sipec as necessidades identificadas", detalha.

A partir daí, as próximas etapas são de responsabilidade das chefias e da Gestão de Pessoas.

"Como somente poderão ser realizadas as ações de desenvolvimento que atenderão necessidades contempladas no PDP, é importante que a elaboração do plano conte com a participação de todos os setores", explica a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Suelen Lapa.

"Os gestores então validam as necessidades das equipes, também no Sistema. A Codev valida e consolida as necessidades do IFMS e, por fim, a Diretoria de Gestão de Pessoas envia o levantamento ao Órgão Central do Sipec", explica a coordenadora.

Suelen ressalta a importância de que todos os setores do IFMS participem da elaboração do documento, para que o PDP contemple as reais necessidades de desenvolvimento dos servidores.

"Como somente poderão ser realizadas as ações de desenvolvimento que atenderão necessidades contempladas no PDP, inclusive afastamentos para pós-graduação, licença para capacitação, realização de estudo no exterior e participação em treinamentos,  é importante que a elaboração do Plano conte com a participação de todos os setores, de forma que possa contemplar de maneira equânime os nossos os servidores", finaliza.

Elaboração - De forma resumida, as fases de elaboração do PDP são de Levantamento e Planejamento. Em cada uma delas há etapas a serem seguidas para o andamento do processo.

As etapas estão descritas no Guia para Elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) e incluem sensibilização do processo de elaboração do documento; identificação das necessidades de desenvolvimento por parte das equipes; validação das necessidades pela chefia imediata; e análise e priorização das necessidades registradas no Portal Sipec pela unidade de Gestão de Pessoas. Essas são as etapas do Levantamento.

A seguir, no Planejamento, a Codev detalha eventuais soluções já reconhecidas para as necessidades priorizadas, com dados que facilitem a análise pelo Órgão Central do Sipec e Enap (Escola Nacional de Administração Pública) acerca de disponibilidade e oferta de ações.

Então, o documento é enviado para aprovação da autoridade máxima da instituição. Por fim, há a etapa de aprovação e envio do PDP ao Órgão Central do Sipec. O prazo final é até 30 de setembro de cada ano.

Até 30 de novembro, o documento aprovado é devolvido ao IFMS. Somente após essa aprovação, as ações poderão ser executadas pelas instituições, a partir de 2023.

O PDP é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal, estabelecida pelo Decreto n° 9.991/2019. Os PDPs do IFMS relativos a 2020, 2021 e 2022 estão disponíveis para acesso.

Dúvidas? - Demais orientações, etapas detalhadas da elaboração e demais informações sobre o tema estão disponíveis na Página do PDP 2023.

Para mais esclarecimentos sobre o Plano, os servidores devem procurar a Cogep, nos campi, ou a Codev, na reitoria. Na página de Contatos é possível ver a relação completa dos e-mails.