Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital seleciona projetos para Semana do Meio Ambiente 2017

Evento Institucional

Edital seleciona projetos para Semana do Meio Ambiente 2017

IFMS disponibilizará auxílio financeiro para realização do evento, previsto para junho
por Osvaldo Sato publicado: 20/03/2017 15h30 última modificação: 21/03/2017 16h30

Para a realização da Semana do Meio Ambiente 2017, a Proex (Pró-Reitoria de Extensão) publicou na última quinta-feira, 16, o Edital nº 21/2017, de seleção de propostas que receberão apoio financeiro por meio do Auxílio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

O tema do evento neste ano é Educação ambiental no IFMS: diálogos para a sustentabilidade. Os campi poderão trabalhar com subtemas, adaptando a programação do evento às peculiaridades da região. Dentre outras, poderão ser propostas palestras, oficinas, mesas redondas, apresentações teatrais e musicais, plantio e/ou distribuição de mudas e sementes, visitas técnicas, concursos de vídeos e fotografias e outras atividades concernentes às ações supracitadas.

As propostas deverão ser submetidas por servidores efetivos do Instituto e possuir duração mínima de dois dias. Quanto à sua natureza, deverá ser de cunho ambiental e articulado à extensão, cultura, ensino e pesquisa. Deve ainda envolver a comunidade externa, possuir como membro de equipe com plano de trabalho definido, estudantes dos cursos técnicos de nível médio e/ou ensino superior e possuir relevância em sua formação acadêmica.

Os demais requisitos para os proponentes e características dos eventos podem ser conferidas na Central de Seleção. A Proex orienta a leitura minuciosa do documento, evitando possíveis inconsistências nos projetos que venham a causar desclassificações.

Submissão de projetos - As propostas deverão ser cadastradas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), com o título “Semana do Meio Ambiente - (Nome do Campus de origem)". O período para submissão é de 23 a 29 de março. Antes da submissão da proposta, o coordenador deverá realizar um cadastro prévio no Sigproj para a obtenção de senha de acesso.

Cada campus deverá apresentar apenas uma proposta, que será definida pela diretoria responsável pela Extensão do campus (Diren/Direr), com o apoio da Coordenação de Extensão e Relações Institucionais (Coeri), que irá definir o coordenador da proposta e assinar a Carta de Anuência.

Os projetos submetidos deverão cadastrar, no mínimo, um aluno voluntário compondo a equipe de trabalho, que deverá assinar o Termo de adesão junto ao seu responsável legal (para menores de idade) e coordenador de Relações Institucionais (Coeri).

Auxílio - Serão disponibilizados até dez auxílios Piepi no valor de até mil reais cada (por projeto). As propostas deverão conter a previsão de despesas em todo o seu desenvolvimento. São itens financiáveis os materiais de consumo e pagamento a pessoa jurídica, conforme anexos I e III da Portaria nº 448, de 13 de setembro de 2002, para subsidiar as ações do evento.

A utilização do auxílio financeiro deverá demonstrar compatibilidade entre o previsto na proposta e o executado. A comprovação dos materiais adquiridos e serviços prestados será ser feito por notas fiscais que deverão estar anexados no relatório final no SigProj.

Resultados - O resultado preliminar será divulgado no dia 5 de abril, na Central de Seleção do IFMS. Já o resultado final será publicado no dia 14. A entrega da documentação prevista no edital para projetos aprovados deverá ser feita até o dia 21 de abril. Quanto ao relatório final e a prestação de contas, o coordenador deverá enviá-los por meio do SIGProj, até 30 dias após a realização do evento.

Para esclarecimentos e informações adicionais, o contato com a Proex pode ser feito pelo e-mail proex@ifms.edu.br ou pelo telefone (67) 3378-9589.

A Semana do Meio Ambiente 2017 será realizada entre 3 e 9 de junho. Está será a sétima vez que o IFMS promove o evento.