Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento promove reflexão sobre os impactos da tecnologia na vida

Semana do Servidor 2017

Evento promove reflexão sobre os impactos da tecnologia na vida

Atividades são organizadas no IFMS em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.
por Laura Silveira publicado: 19/10/2017 11h14 última modificação: 19/10/2017 13h23
IFMS

"Conecte-se e reconecte-se - Impactos do uso da tecnologia para a vida do servidor". Esta é a temática central da Semana do Servidor 2017, promovida no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

A ação busca a reflexão sobre a utilização da ciência e tecnologia em benefício da sociedade, paralelamente à busca e ao pertencimento do homem à sua essência. As atividades serão realizadas na semana que vem, entre os dias 23 e 27.

“Queremos que os servidores reflitam sobre o uso da tecnologia e se reconectem a algumas coisas que estão sendo deixadas de lado. As atividades são voltadas para isso, reconectar a si mesmo, à natureza, às pessoas, mostrando que a tecnologia é algo positivo, desde que sem excessos, afinal, tudo que é excessivo pode nos fazer mal”, apontou a enfermeira Suellen Monteiro, presidente da Comissão de Qualidade de Vida dos Servidores na Reitoria.

“Queremos que os servidores reflitam sobre o uso da tecnologia e se reconectem a algumas coisas que estão sendo deixadas de lado. As atividades  mostram que a tecnologia é algo positivo, desde que sem excessos”, apontou a enfermeira Suellen Monteiro, presidente da Comissão de Qualidade de Vida dos Servidores na Reitoria.

O evento é organizado pelas comissões locais de qualidade de vida e coordenações de Gestão de Pessoas (Cogep) das unidades da instituição.

A programação foi definida localmente. Confira abaixo o que está previsto na reitoria e nos campi do IFMS:

Corumbá – As atividades serão promovidas de terça a sexta-feira. Além de oficina de Krav Maga (defesa pessoal), estão previstas aulas de yoga, jogos eletrônicos, atividades esportivas, dança e café da manhã. 

Coxim – Os servidores poderão assistir na terça-feira, 24, às 15 horas, o episódio da série britânica de ficção científica Black Mirror, famosa por tratar de questões polêmicas da sociedade moderna a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias.

Na quarta-feira, 25, também às 15 horas, está prevista uma palestra com um especialista sobre articulações. O evento se encerra no dia seguinte, no mesmo horário, com uma confraternização e abordagem sobre o tema da Semana.

Jardim  Durante toda a semana, os servidores poderão participar de um café da manhã saudável, sempre às 9h30.

Na terça-feira, 24, tem jogos coletivos a partir das 20 horas. No dia seguinte, serão oferecidas atividades físicas e de estéticas entre 13 horas e 17 horas, além de um sarau à noite. Na quinta-feira, 25, tem Cine Pipoca às 19h30.

Naviraí – No campus, a programação conta com feira de trocas nas manhãs de terça, quarta e quinta-feira, 24 a 26. Além disso, haverá aula de body combat – exercício físico que reúne diversos movimentos de artes marciais – e exibição do filme Capitão Fantástico.

A confraternização de encerramento está marcada para às 18 horas de quinta-feira, 26.

Nova Andradina – A Semana no campus tem início na manhã de segunda-feira, 23, a partir das 8 horas, com um café da manhã saudável e jogos cooperativos. Na manhã seguinte, está prevista oficina de horta. Na quarta-feira, às 16 horas, os servidores poderão participar de uma maratona, na sede local da UFMS.

Na quinta-feira, às 8 horas, é a vez de jogo de bets. À tarde, a partir das 15 horas, é promovido um café da tarde saudável. Na tarde de sexta, 27,  terá meditação e orientações sobre academia. A comemoração termina no sábado, com almoço num pesqueiro local.

Três Lagoas – O evento na unidade tem programação durante toda a semana. Na segunda-feira, 23, além de treinamento com os servidores sobre prevenção de incêndios, haverá karaokê a partir das 14 horas. Já no dia seguinte, às 13 horas, é promovida palestra com técnicas de relaxamento e prevenção do estresse.

Na quarta-feira, 25, são previstas diversas atividades: aula de crossfit, concurso de culinária, palestra com nutricionista e atividades esportivas.

No dia seguinte, haverá atividades de estética com alunos das Faculdades Integradas de Três Lagoas, e confraternização com pizzas a partir das 19 horas.

O evento se encerra na sexta-feira, 27, com um café temático “Amplie suas Conexões”.

Reitoria - A abertura do evento está agendada para às 9h30 de segunda-feira, 23, com um debate sobre a temática central, e apresentação do Coral do IFMS.

Ao longo da semana, serão realizadas diversas atividades, como aula de yoga e meditação, oficinas de horta urbana,  contos populares, maquiagem e vestimentas para o trabalho, e uma roda de conversa com a psicóloga e coach Giuliana Elisa dos Santos sobre a busca do ser e estar no aqui e agora.

O reitor Luiz Simão Staszczak também terá um momento de diálogo com os servidores como parte da programação do evento.

As atividades de sexta-feira, 27, incluem massagem relaxante e café da tarde em comemoração aos aniversariantes de outubro.

Outros campi  Os servidores interessados em participar do evento nas demais unidades do IFMS devem procurar a Cogep ou Comissão de Qualidade de Vida para obter informações sobre a programação.

Semana – Esta será a quarta edição da Semana do Servidor do IFMS.

Em 2014, o tema central do evento foi a promoção da qualidade de vida dos servidores e, no ano seguinte, "Bem-Estar e Saúde".

Já em 2016, a temática da ação foi “O que nos faz bem?”. O evento propôs uma reflexão sobre o que faz bem para a vida do servidor e, a partir daí, que todos agissem em busca do bem-estar físico, mental e social.

(Com informações atualizadas às 14h01 de 19/10/17)