Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Faça um curso de gestão do tempo e otimize sua rotina

Capacitação

Faça um curso de gestão do tempo e otimize sua rotina

Curso será oferecido aos servidores por videconferência no dia 28 de novembro
por Juliana Aragão publicado: 07/11/2019 08h31 última modificação: 07/11/2019 17h12

Você se considera uma pessoa organizada na vida pessoal e no trabalho? Se a resposta for não, aproveite a oportunidade e participe de um curso que o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) irá ofertar este mês aos servidores.

O curso "Administração da Vida: Gestão do Tempo e Organização Pessoal" está programado para ser oferecido no dia 28 de novembro, no período vespertino, presencialmente na reitoria e por videoconferência aos dez campi. 

Com carga horária de quatro horas, a capacitação abordará temas como gestão do tempo como técnica e comportamento, sinais da má gestão do tempo na vida pessoal e profissional, diferença entre urgência e importância, procrastinação, perfeccionismo, delegação e o dizer "não", reuniões produtivas, entre outros.

"É possível conhecer e dominar as técnicas da gestão do tempo, assumindo um comportamento mais assertivo na organização da vida", ressalta Higya Merlin, que será a ministrante do curso.

A capacitação será ministrada por Higya Merlin, formada em Administração, pós-graduada em Administração Pública e Gestão Estratégica de Pessoas e ocupante do cargo de analista judiciário do TRT 24ª Região (Tribunal Regional do Trabalho), na capital.

"Devido à grande quantidade de informação que chega continuamente, temos a sensação de que o tempo passa cada vez mais rápido. Isso pode contribuir para aumentar o estresse, a ansiedade e a frustração. A forma como nos organizamos tem impacto direto na nossa qualidade de vida. Ampliar o conhecimento e criar pequenos hábitos podem fazer grande diferença para nós e para quem convive conosco", ressalta.

Durante o curso, Higya aplica uma ferramenta de autoconhecimento para que o participante consiga visualizar de forma concreta seus pontos fortes e fracos e, assim, estabelecer estratégias para melhorar a gestão do próprio tempo.

"Todos podem se desenvolver quanto à organização, basta querer e ter atitude! A gestão do tempo tem duas dimensões: técnica e comportamental. É possível conhecer e dominar as técnicas e as leis do tempo, assumindo um comportamento mais assertivo na organização da vida", complementa.

Os servidores interessados na capacitação deverão preencher uma ficha de inscrição online que será disponibilizada em breve aqui na Página do Servidor. As vagas para participação presencial, na reitoria, serão limitadas.

Dúvidas e informações devem ser encaminhadas ao e-mail .

organizadas.com - No IFMS, há casos de docentes e técnicos-administrativos que são apontados pelos próprios colegas como "o pai e a mãe" da organização.

Bianca Viana2Um dos exemplos vem do Campus Coxim. Bianca Viana, assistente em Administração que, atualmente, exerce a função de coordenadora de Materiais, se considera organizada tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

"Organizo minhas rotinas em planilhas eletrônicas com a descrição do objeto, prazos, valores, cores diferenciadas para destacar as prioridades e alertas. Sempre que possível, compartilho com os colegas as informações para acompanhamento. Utilizo ainda agenda e lembretes para anotações mais específicas e pontuais", detalha.

Como coordenadora de Materiais, Bianca também organiza as demandas delegadas ao setor. "De modo que cada um consiga compreender quais tarefas devem cumprir, prazos e grau de prioridade, para que não haja sobrecarga sobre um ou alguns quanto ao cumprimento das rotinas".

Para Bianca, a organização é uma ferramenta importante que facilita a vida, evitando estresse e aborrecimentos. "A organização é algo que precisa ser praticado todos os dias, por meio de pequenos hábitos, para que se torne uma rotina. E sempre é possível melhorar, buscar novas ideias para facilitar cada vez o desenrolar das atividades", finaliza.

Sabrine KinoshitaA secretária executiva do Campus Três Lagoas, Sabrine Kinoshita, também é reconhecida pelos colegas como uma pessoa organizada. A servidora se enxerga assim, mas não se considera "refém" da organização.

"Em casa, há momentos em que quero descansar ou tenho outra prioridade, então a “baguncinha” pode esperar um pouquinho. Não deixo de sair ou curtir algum momento de lazer para organizar a casa. Penso que a organização é para nos ajudar e devemos equilibrá-la com as demais demandas da vida", destaca.

No trabalho, Sabrine e os colegas se organizam com agendas online compartilhadas e ferramentas de colaboração que organizam projetos em quadros. "Ambos oferecem recursos como notificações, check-list, etiquetas personalizadas para destacar prioridades ou categorizar as demandas. São ferramentas que nos dão uma visão sistêmica e auxiliam a realizar follow-up das atividades".

Para Sabrine, a organização otimiza o tempo na execução de atividades e essa é uma atitude que pode sempre ser aperfeiçoada. "Vi uma frase muito interessante sobre esse assunto, cuja autoria desconheço: 'quanto mais você se organiza do lado de dentro, mais a vida se organiza do lado de fora'. Vivenciei isso nos últimos anos e aprendi que sempre teremos algo para organizar do lado de dentro e do lado de fora", finaliza.