Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formada primeira turma de inglês de servidores da reitoria

Formada primeira turma de inglês de servidores da reitoria

Curso foi oferecido pelo Centro de Idiomas como parte do processo de internacionalização do IFMS
por Juliana Aragão publicado: 07/01/2021 09h24 última modificação: 07/01/2021 12h03
Antes da pandemia, aulas eram oferecida presencialmente na reitoria - Foto: Arquivo Pessoal

Durante três anos, um grupo de servidores da reitoria do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) teve a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento em um idioma e de estreitar relações. Lotados em diferentes setores, os alunos puderam se conhecer melhor em aulas que mesclavam conversação, dinâmicas e atividades.

O curso de inglês oferecido gratuitamente pelo Cenid (Centro de Idiomas) do Campus Campo Grande começou no primeiro semestre de 2018, e acaba de formar dez servidores no nível intermediário, além de uma estudante da comunidade externa que ingressou na turma por meio da prova de nivelamento.

"A internacionalização é um dos pilares da educação na atualidade, e a inserção de servidores e estudantes em contextos globais de produção de conhecimento só é possível por meio da aprendizagem de línguas adicionais", destaca o professor de Português/Inglês do IFMS, Flávio Amorim da Rocha.

O professor de Português/inglês, Flávio Amorim da Rocha, lembra que qualificar os servidores em línguas estrangeiras faz parte do processo de internacionalização do IFMS.

"A internacionalização é um dos pilares da educação na atualidade, e a inserção de servidores e estudantes em contextos globais de produção de conhecimento só é possível por meio da aprendizagem de línguas adicionais", destaca o docente.

Segundo Flávio, o Cenid tem buscado trabalhar nesse sentido com a oferta de cursos gratuitos a servidores e estudantes.

"O inglês, por ser um idioma universalizado, e o espanhol, por sermos o único país da América do Sul que tem o português como língua materna, são imprescindíveis", complementa.

Até março de 2020, as aulas de uma hora e meia eram oferecidas presencialmente às segundas e quartas-feiras, na sede da reitoria, na capital. Com a pandemia do novo coronavírus, professor e alunos precisaram se adaptar às atividades remotas.

"Passamos a utilizar o Google Meet nos mesmos dias, mas com a duração de uma hora em cada encontro. Além disso utilizamos o Moodle para a realização de atividades. A adaptação foi difícil no início, mas como a turma era formada por pessoas realmente interessadas e comprometidas, funcionou muito bem", ressalta Flávio.

Os concluintes irão receber o certificado de 360 horas de participação no curso.

Yes, we speak English! - Além de oferecer atividades gramaticais escritas, o curso do Cenid fez com que os alunos vivenciassem experiências cotidianas com diálogos e relatos em inglês.

Jucimara Neves da Silva, analista de Tecnologia da Informação lotada na Dirti (Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação) e uma das servidoras formadas no curso, lembra que, na época das aulas presenciais, eram feitas muitas dinâmicas em dupla ou em grupo, de forma a simular interações nos mais variados contextos.

“Nas dinâmicas, nós fizemos check-in em hotel, compra de pacote em agência de viagem, pedido em restaurante, entrevista de emprego. Tudo isso ajudou muito no vocabulário. Nós até gravamos um vídeo ensinando uma receita em inglês”, recorda Jucimara Neves da Silva, uma das servidoras formadas no curso.

“Nas dinâmicas, nós fizemos check-in em hotel, compra de pacote em agência de viagem, pedido em restaurante, entrevista de emprego. Tudo isso ajudou muito no vocabulário. Teve até uma prova de final de semestre em que gravamos um vídeo ensinando uma receita em inglês, um desafio na cozinha e no idioma”, recorda.

A servidora da área de TI destaca que o conhecimento adquirido no curso poderá ser utilizado tanto na área profissional quanto nos projetos de vida.

“Sei o quanto é importante aprender um idioma, até porque na minha carreira usamos muito o inglês técnico. Mas, para a comunicação é importante sempre praticar o inglês. A intenção é, um dia, fazer uma viagem internacional e ingressar em um mestrado, e tendo proficiência em língua inglesa já ajudará", complementa.

Se você é servidor da reitoria e também quer viver essa experiência, fique atento! Existe a previsão da abertura de uma nova turma do curso de inglês intermediário no primeiro semestre deste ano, com processo seletivo organizado pela Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas).

Cenid - Com ações desde 2011 e institucionalizado em 2017, o Centro de Idiomas do IFMS tem como atribuição fomentar o processo de internacionalização da instituição.

Entre as ações realizadas pelo Cenid estão parcerias com instituições estrangeiras para intercâmbio de estudantes, além da oferta de cursos de inglês, espanhol e libras às comunidades interna e externa. Ainda há a previsão da abertura de um curso de português para estrangeiros.

Regulamento do Cenid foi aprovado por meio da Resolução nº 015/2017 do Cosup (Conselho Superior).

Para obter mais informações sobre a atuação do Cenid, o contato é .