Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formado quadro de pró-reitores da nova gestão do IFMS

PERFIL

Formado quadro de pró-reitores da nova gestão do IFMS

As portarias com as últimas nomeações foram publicadas no Diário Oficial de União de segunda-feira, 23
por Juliana Aragão publicado: 25/05/2016 09h00 última modificação: 25/05/2016 15h43

Desde que assumiu o cargo de reitor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), em dezembro de 2015, Luiz Simão Staszczak tem feito mudanças em setores estratégicos da instituição. Em cinco meses, foram nomeados quatro novos pró-reitores. As portarias com as últimas nomeações foram publicadas no Diário Oficial de União de segunda-feira, 23. 

Para que os servidores conheçam um pouco mais quem está à frente das pró-reitorias do IFMS, elaboramos um breve perfil de cada dirigente com informações sobre a formação e a atuação profissional, bem como um histórico da trajetória na instituição.

Delmir da Costa Felipe - Pró-reitor de EnsinoEnsino - Depois de ocupar por mais de cinco anos a direção-geral pro tempore do Campus Aquidauana, o professor Delmir da Costa Felipe assumiu a Pró-Reitoria de Ensino, de acordo com a Portaria nº 1.092, de 19 de maio de 2016.

Natural de Campo Grande (MS), ingressou no IFMS em 2010 como professor de Química do Campus Aquidauana. Dois dias depois, foi designado pelo então reitor, Marcus Aurélius Stier Serpe, para direção-geral da unidade.

À frente do campus, Delmir continuou em sala de aula. Ministrou aulas para estudantes dos cursos técnicos integrados no ano de 2011, e em 2013 foi professor da disciplina de Políticas e Gestão Educacional na Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos campi Aquidauana e Três Lagoas.

Atuou ainda como presidente da Comissão de Ética, entre 2013 e 2014, e foi suplente em uma das cadeiras do Conselho Superior (Cosup) na primeira formação do colegiado, entre 2013 e 2015.

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Delmir tem licenciatura pelo Programa de Formação de Professores para o Magistério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e mestrado em Educação, também pela UFMS.

Por 16 anos, foi professor no Colégio Dom Bosco, e também atuou na Secretaria de Estado de Educação e como docente da UCDB.

Marco Hiroshi Naka - Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

Pesquisa  Professor da área de Mecânica do Campus Campo Grande desde 2011, o campo-grandense Marco Hiroshi Naka é o novo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, conforme a nomeação da Portaria nº 212, de 12 de fevereiro de 2016.

No Campus Campo Grande, Naka ocupou as funções de coordenador dos Cursos do Eixo Tecnológico em Controle e Processos Industriais, em 2013, e de diretor de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais, no ano seguinte.

Em 2015, o docente foi convidado a assumir a Diretoria de Pós-Graduação, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação  (Propi), onde permaneceu por três meses, até assumi-la. Naka também foi conselheiro na primeira formação do Cosup.

Com graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é mestre na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Biomecânica pela Universidade de Kyoto, no Japão. O pós-doutorado foi feito em Zurich, na Suíça.

Com estudos na área de Engenharia Biomédica, Naka atuou como professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Mecânica da UCDB, e é docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e em Desenvolvimento local na mesma instituição.

Airton José Vinholi Júnior - Pró-reitor de ExtensãoExtensão - Com a experiência que adquiriu à frente da Coordenação de Eventos e Relações Institucionais (Coeri) do Campus Ponta Porã por quatro anos, Aírton José Vinholi Júnior foi convidado a ocupar a Pró-Reitoria de Extensão. A nomeação para o cargo consta na Portaria nº 628, de 1º de abril de 2016.

Nascido em Umuarama (PR), ingressou no IFMS em 2011 como professor de Biologia. Ainda no Campus Ponta Porã, foi coordenador-adjunto do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Na UFMS, Aírton cursou licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, mestrado em Ensino de Ciências e doutorado em Educação.

Com experiência em projetos de pesquisa nas áreas do Cerrado, Pantanal e Amazônia, participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão Ambiental (Gepea-MS) e é membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências (Ginpec).

Anteriormente ao IFMS, atuou como professor em escolas públicas estaduais e particulares, no cursinho da UFMS e na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) , e também como pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia e na organização não governamental Ecoa (Ecologia em Ação).

Daniela Matté Amaro Passos - Pró-reitora de Desenvolvimento InstitucionalDesenvolvimento Institucional - Para ocupar o cargo de pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, o nome escolhido foi o de Daniela Matté Amaro Passos, até então diretora-executiva da Pró-Reitoria. A nomeação foi oficializada pela Portaria nº 1.095, de 19 de maio de 2016.

Natural de Erechim (RS), Daniela é servidora pública federal há 27 anos. Ingressou na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) como auxiliar em administração no ano de 1989, e foi redistribuída para o IFMS em 2008.

Tendo sido a primeira servidora técnico-administrativa do IFMS, Daniela colaborou com a implantação da instituição no Estado. Até 2013, foi assistente da Pró-Reitoria de Administração (Proad). Ficou à frente das licitações para a construção dos campi e da reforma da reitoria, e foi presidente das comissões e pregoeira.

Depois de passar a experiência adquirida ao quadro de servidores efetivos da Proad e aos diretores de Administração dos campi, foi convidada a auxiliar na implantação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), onde atuou inicialmente como assistente e diretora de Desenvolvimento Institucional.

Bacharel em Turismo pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Daniela tem pós-graduação lato sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras pela UTFPR, tendo atuado como professora de inglês em escolas particulares.

Administração – À frente da Pró-Reitoria de Administração permanece José Jorge Guimarães Garcia, servidor cedido do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Recentemente, o atual reitor do IFMS solicitou a prorrogação da cedência até julho de 2017.

Graduado pelo curso superior de Formação de Professores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Negócios, José Jorge é mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (SP).

No IFSULDEMINAS, foi pró-reitor de Planejamento e Administração, e atuou como professor em disciplinas da área de Administração.