Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão de materiais é tema de capacitação

Gestão de materiais é tema de capacitação

Servidores interessados podem se inscrever até 11 de junho. Curso será realizado na reitoria do IFMS.
por Laura Silveira publicado: 15/05/2018 08h31 última modificação: 15/05/2018 08h36

Servidores públicos que adquirem, recebem, estocam e distribuem materiais de consumo do órgão ou entidade ondem atuam. Esse é o público-alvo do curso de Gestão de Materiais, que será oferecido entre 25 e 28 de junho na reitoria do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. A oferta é via Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

Metade das vagas é destinada a servidores do IFMS, e os outros 50% para os de outras instituições públicas. Para participar, os interessados devem se inscrever até 11 de junho pelo site da Enap

A coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa, explica que servidores de todos os campi podem participar, mas que cada unidade deverá arcar com as despesas do deslocamento para a Capital.

“Cada campus é responsável por pagar passagens e diárias dos servidores que irão realizar o curso. Essa capacitação é importante principalmente para os coordenadores de Almoxarifado e Patrimônio que foram designados este ano nos campi”, apontou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.

“Cada campus é responsável por pagar passagens e diárias dos servidores que irão realizar o curso. Essa capacitação é importante principalmente para os coordenadores de Almoxarifado e Patrimônio que foram designados este ano nos campi”, apontou Suelen.

Feita a solicitação de inscrição, o cadastro será avaliado pelo coordenador do curso. Caso seja confirmada, o servidor receberá essa informação no e-mail cadastrado no site da Enap.

Saiba mais sobre o curso - Com carga horária total de 32 horas, a previsão é que o curso seja ofertado das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30. Os principais tópicos a serem abordados incluem planejamento das aquisições, gestão dos estoques, recebimento, armazenagem, distribuição e descarte de materiais, e inventário.

Ao final do curso, o participante deverá saber planejar e realizar a aquisição de quantidades e tipos corretos de materiais de consumo, zelar pelo material adquirido desde seu recebimento até sua distribuição, e sanear regularmente os estoques.

Plano Anual de Capacitação - O curso de Gestão de Materiais integra a trilha específica das ações de capacitação interna previstas no Plano Anual de Capacitação 2018 do IFMS, disponibilizado na página dedicada exclusivamente ao tema.

O documento, elaborado pela Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas), tem o objetivo principal de estruturar as capacitações a serem executadas no período de um ano.

As capacitações internas são compostas ainda pelas trilhas Iniciação ao Serviço Público e Formação Continuada, Formação Geral e Gestão. Os cursos sugeridos estão em conformidade com as ações identificadas no levantamento das necessidades de capacitação alinhadas aos objetivos estratégicos do IFMS.

Outra novidade da página da Capacitação é a publicação da Agenda de Cursos. Alimentado pela Codev, o espaço reúne informações sobre capacitações com inscrições abertas.

“O Plano visa dar transparência às ações de capacitação no IFMS, já que reúne o que deverá ser ofertado no período de um ano. A Agenda de Cursos é outra novidade que busca auxiliar no planejamento e organização do servidor, facilitando o acesso a cursos ”, apontou a diretora de Gestão de Pessoas, Cláudia Jerônimo.

“O Plano visa dar transparência às ações de capacitação no IFMS, já que reúne o que deverá ser ofertado no período de um ano. A Agenda de Cursos é outra novidade que busca auxiliar no planejamento e organização do servidor, facilitando o acesso a cursos ”, apontou a diretora de Gestão de Pessoas, Cláudia Jerônimo.

Fique atento às mudanças - Importante lembrar que neste ano foram implementadas algumas mudanças no que diz respeito à capacitação no IFMS.  A principal é que todas as atividades devem ser registradas pelos servidores em um Formulário de Inscrição online.

Quando o servidor se inscreve em algum curso, a orientação é que já preencha o formulário. Isso é obrigatório para qualquer ação de capacitação, seja interna ou externa, presencial ou a distância.

Outra mudança é o Relatório de Capacitação, que também foi revisto para simplificar a vida do servidor.

Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a Codev () ou com a Cogep nos campi.