Você está aqui: Página Inicial > Notícias > É servidor novo? Temos dicas preciosas para você!

É servidor novo? Temos dicas preciosas para você!

Só neste mês, 96 novos técnicos-administrativos e docentes tomam posse no IFMS
por Juliana Aragão publicado: 10/01/2017 13h38 última modificação: 10/01/2017 13h37

Em 2016, 237 novos servidores tomaram posse no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Um crescimento de quase 40% no quadro de pessoal permanente da instituição. E a expansão continua! Só neste mês, 96 técnicos-administrativos e docentes aprovados nos últimos concursos públicos serão empossados.

Muitos são novatos no serviço público, e para tentar “situá-los” resolvemos listar algumas dicas preciosas para os “servidores de primeira viagem”.

Uma fonte importante de informações para quem acabou de ingressar no IFMS é a própria Página do Servidor, um veículo de comunicação interna criado exclusivamente para quem trabalha na instituição. A dica é reservar um tempo para acessar o site e, assim, saber quais conteúdos e serviços estão disponíveis.

Por exemplo, quer ficar por dentro da legislação que rege a sua vida funcional a partir de agora? É fácil! Vá ao menu “Assuntos” e clique na aba “Gestão de Pessoas”. Lá, estão disponíveis leis, decretos e regulamentos que tratam sobre assuntos como uso do ponto eletrônico, férias, saúde, entre outros.

E se está em dúvida por onde começar a leitura das legislações, fica a dica: a Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, autarquias e fundações públicas federais é uma espécie de “livro de cabeceira”. Sempre que precisar saber sobre temas como remoção, redistribuição, férias, remuneração, vantagens, entre outros, é só consultá-la.

Está perdido? Calma! – Precisa se comunicar com servidores de outros setores ou unidades do IFMS? Continue na Página do Servidor e clique no ícone “Ramais” disponibilizado na capa do site. Lá, você encontra a lista de ramais da reitoria e dos dez campi e fica sabendo como fazer ligações diretas, sem custo.

Ainda na aba “Gestão de Pessoas” da Página, você tem acesso a requerimentos importantes para sua vida funcional. Basta baixar o documento que precisa, preencher pelo computador mesmo, assinar e entregar na Digep ou Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas), no caso de servidores lotados nos campi.

Outros conteúdos de interesse do servidor do IFMS podem ser acessados na Página. Aqui, você encontra informações sobre saúde do servidor (licenças, perícias, atestados médicos e declarações de comparecimento), redistribuição e averbação de tempo de serviço. Só tema importante, hein!

A aba “Publicações” do menu “Centrais de Conteúdos” também é bastante útil aos novos servidores. Lá, estão disponíveis modelos de papeis timbrados, comunicações oficiais, cartões de visita e cabeçalhos de e-mail por campus, por exemplo. E se precisa fazer uma apresentação, é só baixar os modelos disponíveis. Simples assim!

#PartiuCapacitação – Assim que entra em exercício, o novo servidor pode procurar cursos de capacitação para fazer.

“É interessante que o servidor procure por cursos relacionados à área de atuação no IFMS, e também aqueles voltados ao serviço público como atendimento ao cidadão e ética. A capacitação é importante para o desenvolvimento do servidor e também para fins de progressão”, explicou Sofia Urt, coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida.

Algumas das opções são cursos oferecidos pelas escolas de governo como Enap (Escola Nacional de Administração Pública), Esaf (Escola de Administração Fazendária), ILB (Instituto Legislativo Brasileiro) e Fundação Bradesco. Muitos dos cursos são a distância. É só se inscrever e começar os estudos!