Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS oferta 15 vagas para curso de inglês na Reitoria

Qualificação Profissional

IFMS oferta 15 vagas para curso de inglês na Reitoria

Servidores interessados devem se inscrever até quinta-feira, 29, pela Central de Seleção.
por Laura Silveira publicado: 27/03/2018 10h21 última modificação: 27/03/2018 15h49
IFMS

Tá afim de estudar uma língua estrangeira em 2018? So let's speak English, guys!

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de inglês básico que será ofertado na Reitoria a partir de abril. São oferecidas 15 vagas via edital nº 025/2018. O curso FIC (Formação Inicial e Continuada) tem carga horária de 60 horas.

Os docentes e técnicos-administrativos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) interessados em participar devem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção até esta quinta-feira, 29.

“Fala-se muito na internacionalização dos Institutos e da Rede Federal [de Educação Profissional, Científica e Tecnológica], mas o trabalho deve começar ‘dentro de casa’. Por isso a importância de que tenhamos servidores fluentes no inglês. É necessário prepará-los para este processo de internacionalização”, apontou o professor de Inglês do IFMS, Flávio Rocha, que ministrará o curso.

Fique atento ao cronograma  Os inscritos serão selecionados por meio de sorteio eletrônico, previsto para ser realizado no dia 2 de abril, a partir das 14 horas, na reitoria.

O resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos, será divulgado no dia seguinte, na Central de Seleção.

A previsão é que a classificação final do processo seletivo seja divulgada no dia 6 de abril.

Confira o cronograma completo da seleção e fique atento às datas!

Fui selecionado, e agora?  O servidor aprovado deverá preencher o requerimento de matrícula – que será disponibilizado na Central de Seleção – e o formulário eletrônico de inscrição em capacitação.

A matrícula para os convocados em 1ª chamada deverá ser realizada nos dias 9 e 10, na Cerel (Central de Relacionamento) do Campus Campo Grande.

No ato da matrícula, é necessário entregar o requerimento de matrícula preenchido e assinado, e a autorização da chefia Imediata (anexo III do edital de abertura) para a realização das atividades durante a jornada de trabalho.

O processe seletivo terá validade para o primeiro semestre deste ano.

Vale lembrar que a aquisição do material a ser adotado será de responsabilidade do estudante.

Saiba mais sobre as aulas – O início das aulas está previsto para o dia 23 de abril. Ocorrerão às segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 9h, na reitoria.

“Importante lembrar que o curso é de inglês nível básico. O foco será a abordagem comunicativa da língua, considerando as quatro habilidades linguísticas – fala escrita, leitura e compreensão auditiva”, explicou o professor Flávio Rocha.

“Importante lembrar que o curso é de inglês nível básico. O foco será a abordagem comunicativa da língua, considerando as quatro habilidades linguísticas – fala, escrita, leitura e compreensão auditiva”, explicou Flávio.

O curso é em horário de expediente por se tratar de ação prevista no Plano Anual de Capacitação 2018 do IFMS.

Só será exigida a compensação de horário ao servidor:

• que estiver usufruindo de horário capacitação (10% ou 50%), devendo ser compensada a carga horária semanal do curso, enquanto durar o benefício;
  • que participar de outra ação com dispensa de compensação (por exemplo, participação no Coral), devendo ser compensada a quantidade de horas que ultrapassarem o limite de 10% da carga horária semanal de trabalho.

Receberão o certificado de conclusão do curso os servidores que obtiverem a frequência mínima de 75% do total de horas letivas e forem considerados aptos pelo facilitador.

Não haverá limite de participantes por setor, ficando a participação do servidor condicionada à autorização da chefia.

Entendo o curso – O inglês básico é o primeiro dos seis níveis que compõem o curso FIC em Inglês, com total de 360 horas, distribuídas ao longo de seis semestres.

“Servidores que compreendem o inglês têm mais chances ao participar de seleções, em provas de proficiência para cursos de mestrado e doutorado, e oportunidade de participar de eventos fora do país. O curso para servidores fortalece também as ações do Cenid, o Centro de Idiomas do IFMS, projeto da Pró-Reitoria de Extensão, com a colaboração da Asint [Assessoria de Relações Internacionais]”, finalizou Rocha.

Os servidores que desejarem cursar outros níveis, que não o inicial, deverão realizar um exame de nivelamento que compreenderá habilidades escritas e orais.

A rematrícula do servidor nos níveis subsequentes dependerá da autorização da chefia imediata a cada semestre.

Aquele que deixar de cursar pelo menos um nível do curso deverá realizar novo teste de nível quando desejar retornar.

Ficará impedido de se matricular no próximo curso de língua estrangeira oferecido pela Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas) o servidor que abandonar ou desligar-se do curso sem justificativa.