Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS prevê apoio de R$ 79 mil para eventos, cursos e projetos

IFMS prevê apoio de R$ 79 mil para eventos, cursos e projetos

Propostas devem ser submetidas pelos coordenadores até 30 de outubro, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).
por Osvaldo Sato publicado: 09/10/2018 09h03 última modificação: 09/10/2018 09h03

Estão publicados na Central de Seleção do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) três editais de concessão de apoio para realização de cursos, eventos, e projetos de extensão voltados para inclusão, diversidade e grupos sociais vulneráveis, a serem desenvolvidos em 2019.

Somados, os valores ofertados chegam a R$ 79 mil para apoio.

As submissões das propostas devem ser feitas pelo coordenador dos projetos - servidores efetivos do IFMS -, exclusivamente no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). O prazo segue até 30 de outubro.

O pró-reitor de Extensão do IFMS, Airton Vinholi, explica que os editais são publicados separadamente para atender às especificidades de cada tipo de atividade de extensão e buscar uma diversificação na oferta promovida pela instituição.

"Desde 2016 temos feito um estudo quantitativo e qualitativo dos registros de atividades de extensão na instituição, buscando um mapeamento que nos auxilie entender qual a Extensão que temos feito e também quais as demandas de nossas comunidades escolares", destacou o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi.

"Desde 2016 temos feito um estudo quantitativo e qualitativo dos registros de atividades de extensão na instituição, buscando um mapeamento que nos auxilie entender qual a Extensão que temos feito e também quais as demandas de nossas comunidades escolares", destacou o pró-reitor.

Cursos - Pelo Edital nº 71/2018, o IFMS prevê a concessão de auxílio financeiro do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), de até R$ 24 mil, para o desenvolvimento de cursos de extensão.

Cada proposta poderá ser contemplada com auxílio de até R$ 1 mil. O curso deverá ser desenvolvido no período de 1º de março a 29 novembro de 2019, proporcionando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de atividades.

O público-alvo do curso de extensão proposto deve ser composto, principalmente e majoritariamente, pela comunidade externa do IFMS.

Mais informações estão disponíveis no edital de abertura da seleção.

Eventos - O Edital nº 72/2018 prevê auxílio financeiro para eventos de extensão, com concessão de auxílio financeiro de até R$ 24 mil, também oriundo do Piepi.

Os eventos - que deverão ser realizados também de março a novembro do ano que vem - congregam pessoas em torno de objetivos específicos e podem ser classificados como: congressos, conferências, fóruns, jornadas, mesas-redondas, seminários, simpósios, palestras, workshops, ciclo de debates, exposições, espetáculos, eventos esportivos, festivais, feiras, mostras, semanas e outros.

Inclusão e diversidade - O Edital nº 73/2018 prevê apresentação e seleção de propostas de projetos de extensão voltados para inclusão, diversidade e grupos sociais vulneráveis.

O recurso é de até R$ 31 mil, sendo R$ 10 mil do Piepi para desenvolvimento das atividades, e R$ 21 mil para concessão de bolsas a estudantes, de acordo com o Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex).

Haverá concessão de auxílio financeiro no valor de até R$ 2 mil para cada proposta selecionada. Cada projeto poderá receber até duas bolsas, no valor de R$ 400,00 para estudantes de nível superior e R$ 200,00 para estudantes de nível médio.

A coordenadora de Inclusão e Diversidade, Suliane de Barros, explica que o lançamento de um edital específico para projetos de extensão voltados para a área atende demandas surgidas na própria comunidade.

"São públicos que muitas vezes estão deixados de lado, com suas necessidades e anseios. Os projetos de extensão são formas de atendermos demandas, e acreditamos que muitas serão as propostas", apontou a coordenadora de Inclusão e Diversidade, Suliane de Barros.

"Sabemos que esta demanda existe e somos uma instituição que possui potencial para este atendimento. São públicos que muitas vezes estão deixados de lado, com suas necessidades e anseios. Os projetos de extensão são formas de atendermos demandas, e acreditamos que muitas serão as propostas", concluiu.

Os projetos submetidos devem envolver, no mínimo, um e, no máximo, dois estudantes bolsistas regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou de ensino superior do IFMS.

Para mais informações sobre as seleções, os contatos da Diretoria de Extensão (Direx) da Proex são direx@ifms.edu.br ou (67) 3378-9589.

registrado em: ,