Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS seleciona pela primeira vez técnicos-administrativos para afastamento parcial

Capacitação

Alguns servidores já começaram a usufruir redução de 50% da carga horária
por Laura Silveira publicado: 17/08/2017 17h00 última modificação: 17/08/2017 16h03
IFMS

O ano de 2017 marca a o início do afastamento parcial de técnicos-administrativos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) para realização de mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

O primeiro edital de seleção - publicado em julho na Central de Seleção – ofertou, no total, 107 vagas distribuídas nos dez campi e na reitoria. Foram preenchidas 21, conforme lista divulgada no resultado final.

A redução da jornada de trabalho de 50% já está sendo solicitada por aqueles que já estão matriculados como alunos regulares em algum programa de pós-graduação stricto sensu.

Para os servidores que ainda não estão matriculados, o prazo para apresentar a documentação solicitada segue até 30 de setembro.

O servidor deverá protocolar o pedido na Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) do campus ou Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas), responsáveis por elaborar a minuta de portaria (sem a data) e anexá-la ao processo no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública). No caso da Cogep, essa deverá encaminhar o processo à Digep, para dar continuidade aos trâmites para o afastamento parcial.

O afastamento parcial seguirá as regras do edital da seleção e no no Regulamento de Afastamento Parcial, documento aprovado pela Resolução nº 027/2017 do Conselho Superior do IFMS (Cosup).

Como as vagas ofertadas não foram totalmente preenchidas, há previsão de publicação de novo edital para oferta do afastamento parcial em janeiro de 2018.

"É muito importante oportunizar capacitação para os técnicos-administrativos. Eles poderão se dedicar aos estudos e depois trazer um retorno para o IFMS, propondo melhorias e inovações para melhor andamento dos trabalhos na instituição", apontou a diretora de Gestão de Pessoas, Cláudia Jerônimo.

Redução da jornada - O técnico aguardará em exercício integral a autorização formal para o afastamento parcial realizada por meio de portaria. Será considerado o início do afastamento a data posterior em que o servidor receber a ciência pelo e-mail oficial das portarias.

Aos técnicos-administrativos ocupantes de cargo de direção ou função gratificada, somente será concedido o afastamento após a exoneração do cargo ou dispensa da função.

O afastamento será de até 24 meses para mestrado, 48 meses para doutorado e 18 meses para pós-doutorado.
A possível prorrogação do afastamento, limitada a seis meses, será analisada pela chefia imediata, com parecer da direção-geral do campus, Digep e da CIS.

Politécnico do Porto – Ainda tratando sobre as oportunidades para capacitação dos técnicos-administrativos do IFMS, neste ano também foi aberta a primeira seleção de oferta de auxílio financeiro para a realização do Mestrado em Assessoria de Administração, no Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), em Portugal.

Foram selecionados 15 servidores. Cada um receberá o valor de R$ 20 mil, dividido em duas parcelas. O auxílio é concedido por meio do Piepi (Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS) e deve ser usado para o pagamento de despesas relativas a taxas, incluindo as de matrícula e frequência anual, emolumentos, passagens e estadia em Portugal e em Campo Grande.

Uma das participantes é a assistente em administração Kátia Moraes, atual coordenadora de Gestão Acadêmica, da Proen (Pró-Reitoria de Ensino). Servidora do IFMS há mais de 5 anos, ela vê o mestrado no Porto como uma grande oportunidade para melhorias do trabalho do IFMS.

“Pretendo seguir a linha de pesquisa na área de capacitação de servidores. Quero conhecer o método de estudo em outro país e fazer um cruzamento com o que é feito no IFMS, para poder aplicar o que aprendi no sentido de melhorar a realidade da nossa instituição”, ressaltou Kátia.

Na próxima terça-feira, 22, é realizada uma reunião via videoconferência entre o reitor Luiz Simão Staszczak e os servidores que realizarão o mestrado. O reitor irá tratar sobre a importância do curso não só para os participantes, mas também para a implantação de melhorias no IFMS.

Com duração de dois anos, a previsão é que a primeira parte do curso seja realizada entre 23 de outubro e 10 de novembro. Os servidores irão ter três semanas de aula no P.Porto. A previsão é que eles viajem a Portugal mais duas vezes durante o mestrado.

No primeiro semestre de 2018, os professores portugueses virão ao Brasil para dar aulas aos participantes no IFMS.