Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Infraestrutura de comunicações é apresentada a parceiros

Tecnologia da Informação

Infraestrutura de comunicações é apresentada a parceiros

Adoção de videoconferências no IFMS é considerada caso de sucesso e resulta em economia para a instituição.
por Laura Silveira publicado: 03/10/2017 11h10 última modificação: 03/10/2017 11h28
Exibir carrossel de imagens IFMS Reunião foi realizada na sede da reitoria, em Campo Grande

Reunião foi realizada na sede da reitoria, em Campo Grande

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Dirti) do IFMS realizou recentemente na reitoria, em Campo Grande, uma reunião com instituições parceiras para apresentação da infraestrutura de comunicações do Instituto.

Entre os presentes, estavam representantes do Exército, Prefeitura da Capital e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também participaram da reunião membros da Cisco Systems, companhia multinacional que atualmente é responsável pela parte de redes de cabeamento e sem fio, segurança de tecnologia da informação e videoconferência do IFMS, por ter sido vencedora de licitação do Instituto.

No encontro, realizado no dia 28 de setembro, o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto, Wiliam Dias, apresentou aos parceiros os resultados da economia gerada pela adoção da estrutura de videconferência.

“O IFMS é destaque na área de videoconferência. Outros institutos federais e universidades já vieram conhecer nossa estrutura, pelo tamanho que ficou o projeto. Tivemos muita economia de recursos após a implantação disso na instituição”, apontou o diretor.

De acordo com a Dirti, desde a implantação da estrutura, já foram realizadas 769 videoconferências no Instituto. Esse número foi aumentando gradativamente, sendo 229 entre 2015/2016 e chegando a 540 até o momento em 2017.

A economia é gerada porque reuniões e cursos realizados por videoconferência, por exemplo, evitam o pagamento de diárias e passagens para servidores, e oportuniza a participação de um maior número de interessados, já que o custo é reduzido. É o caso de encontros do Colégio de Dirigentes do IFMS, quando diretores-gerais dos campi participam de suas próprias unidades.

Considerada um case de sucesso pela própria Cisco, a infraestrutura de comunicações do IFMS será tema de uma publicação neste mês de outubro na Cisco Live Magazine, revista da empresa.

Para o futuro na área de TI do IFMS, a próxima etapa prevista é a ampliação da rede wi-fi.

“O próximo passo é que toda a comunidade interna dos dez campi e reitoria tenha acesso móvel, via internet wi-fi, de maneira unificada, tanto para servidores e estudantes, quanto para visitantes. Esse processo já foi iniciado e deve ser concluído em breve”, afirmou o diretor.

Net Academy – Outra novidade prevista é o acordo de cooperação técnica entre o IFMS e a empresa para que a instituição se torne um polo de preparação para que os profissionais da área de TI façam as certificações profissionais da Cisco.

O projeto Networking Academy deve ser inicialmente instalado no Campus Campo Grande para oferta gratuita de curso oficial de preparação para a certificação CCNA, a primeira dentre várias oferecidas pela Cisco.

Wiliam, que possui certificação de instrutor pela Cisco, será o coordenador do projeto. Dividido em quatro módulos, o curso terá duração de um ano e será realizado semipresencialmente, com carga horária mínima de 240 horas.

A previsão é que as vagas sejam ofertadas a partir de 2018, via edital de seleção, tanto para público interno quanto externo.

DDR - Já que estamos falando sobre economia gerada pelo uso de tecnologias, é sempre bom relembrar que o IFMS possui desde o primeiro semestre de 2015 o serviço de Discagem Direta a Ramais (DDR), que transforma os ramais do Instituto em linhas diretas.

Isso permite que cada servidor tenha o seu número e entre em contato direto com outro servidor, em uma unidade diferente, sem a intervenção da telefonista e sem o custo do DDD ou da ligação local.

O DDR já foi tema, inclusive, de post aqui na Página do Servidor. Confira a lista de ramais e contribua para a diminuição de gastos da instituição.