Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciada oferta de capacitação a distância para servidores

Educação a Distância

Iniciada oferta de capacitação a distância para servidores

Primeiro curso, sobre gravação de vídeo aula, está sendo oferecido a 23 docentes e gestores
por Paulo Gomes publicado: 02/05/2019 11h51 última modificação: 03/05/2019 07h42

Em tempos de informação instantânea, a produção audiovisual passou a ter papel fundamental no processo educacional. E para que a mensagem seja transmitida com qualidade de imagem, som e postura diante da câmera, é de extrema importância capacitar quem atua em educação.

No intuito de auxiliar professores e técnicos-administrativos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) a encarar esse universo com mais propriedade e tornar o conteúdo de ensino em vídeo atrativo, o Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância) iniciou a oferta do curso “Gravação de Vídeo Aula: Youtube Estúdio”.

A primeira turma foi formada por pedagogas, como projeto-piloto. No mês passado, a pedido do Campus Corumbá, iniciou-se a capacitação de 23 servidores, entre docentes e gestores da educação a distância dos dez campi.

O curso é ministrado pela tecnóloga em produção audiovisual, Adriana Riqueti, e busca proporcionar conhecimento sobre procedimentos, exigências, recursos e comportamentos que melhor atendam ao objetivo de ensinar por meio de vídeo aula.

“Além de capacitar para o uso de equipamentos de gravação, a capacitação explica a forma de utilização de cada recurso, mostra como desenvolver comportamentos e atitudes na hora de gravar, e ensina a como fazer o planejamento de todas as ações necessárias”, explicou Adriana.

Com carga horária de 60 horas, a capacitação será oferecida continuamente, após o término de cada turma.

“É a oportunidade de formação continuada aos nossos servidores, com uma metodologia adaptada para a realidade do IFMS, de forma a colaborar com a evolução profissional de técnicos-administrativos e docentes”, explicou Ubirajara Garcia, diretor do Centro de Referência.

Outros Cursos – A capacitação em vídeo aula marca o início de uma série de cursos que serão oferecidos pelo Cread, em atendimento a determinações legais para a oferta de ensino a distância nos institutos federais e ao Plano Anual de Capacitação do IFMS.

O diretor do Centro, Ubirajara Garcia, explica que as capacitações irão oportunizar aos servidores do IFMS a atualização de conhecimento na área da educação e também para o mundo do trabalho.

“É a oportunidade de formação continuada aos nossos servidores, com uma metodologia adaptada para a realidade do Instituto Federal, de forma a colaborar com a evolução profissional de técnicos-administrativos e docentes”, explicou Ubirajara Garcia, diretor do Centro de Referência.

Serão ofertados cursos livres a distância, ou seja, sem tutoria e com a emissão do certificado digital. O primeiro nessa modalidade será “Moodle para Educadores”, previsto para ser aberto na primeira quinzena de maio.

Também serão abertas 150 vagas para o curso “Formação Pedagógica EAD” para professor mediador presencial (tutor) e para professor autor (conteudista). Ambos serão ofertados como um módulo do Programa de Formação Continuada, organizado pela Proen (Pró-reitoria de Ensino) em parceria com a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoal).

Interessados em participar dos cursos ofertados pelo Centro de Referência devem enviar e-mail para .

registrado em: ,