Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciada primeira etapa do processo

Avaliação de Desempenho 2019

Iniciada primeira etapa do processo

Chefias têm até 21 de fevereiro para avaliar subordinados e superiores imediatos.
por Laura Silveira publicado: 12/02/2020 08h51 última modificação: 12/02/2020 08h51

Até o próximo dia 21 de fevereiro segue o prazo da primeira etapa da Avaliação de Desempenho 2019 do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).  Nessa fase, os servidores que ocupam cargos de chefia devem avaliar seus subordinados e superiores imediatos.

A chefia que avalia é a que esteve por, pelo menos, seis meses no cargo em 2019.

"É extremamente importante que seja cumprido o prazo estabelecido para esta etapa. Os gestores têm, assim, a oportunidade de avaliar a parte técnica do trabalho desenvolvido, levando em consideração as atribuições dos servidores e uma visão mais macro e sistêmica de cada setor", apontou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida em exercício, Taline Costa.

"Os gestores têm a oportunidade de avaliar a parte técnica do trabalho desenvolvido pelo servidor, levando em consideração suas atribuições e uma visão mais macro do setor", apontou a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida em exercício, Taline Costa.

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que consiste na apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que desempenha no IFMS, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

É a oportunidade para que todos os servidores avaliem e sejam avaliados pelos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo.

Além disso, somente com a aprovação na Avaliação é possível conseguir a progressão por mérito na carreira, o que implica em aumento salarial.

Avaliação - O processo é realizado por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho. São três os perfis de servidores envolvidos:

  • técnico-administrativo: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
  • docente: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia e 30% de sua nota é composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente); e
  • chefia: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe.

Só pode participar da Avaliação de Desempenho o servidor que tenha, no mínimo, oito meses de efetivo exercício no IFMS no ano anterior e, no máximo, quatro faltas injustificadas em 2019 (duas por semestre).

A etapa prévia do processo foi encerrada no dia 6 de fevereiro. Os servidores puderam registrar, por meio do Módulo Capacitações do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública), os certificados de capacitações realizadas no ano passado para garantir até cinco pontos na avaliação (0,25 ponto para cada hora de atividade).

O cronograma da Avaliação de Desempenho 2019 segue até 3 de abril, simultaneamente em todas as unidades do IFMS. Os prazos estão disponíveis na página da Avaliação, na qual também constam mais informações sobre o processo.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Codev (), se servidor lotado na reitoria, ou com a Cogep de cada campus.

Cronograma 

DataEtapaAções previstas
10 a 21/02/2020 1ª Etapa Chefia avalia subordinados e o superior imediato
27/02 a 06/03/2020 2ª Etapa Servidor avalia a chefia imediata e se autoavalia
09 a 16/03/2020 3ª Etapa Chefia realiza a autoavaliação
17/03 a 03/04/2020  Feedback 1 Reuniões de feedback individuais (chefia e subordinado)
Feedback 2 Reuniões de feedback das chefias com a equipe de trabalho
Feedback 3 Reuniões de feedback individuais das chefias com seus superiores imediatos
Feedback 4 Reuniões de feedback das chefias superiores com a equipe de trabalho