Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciada turma de mestrado do IFMS no Politécnico do Porto

Iniciada turma de mestrado do IFMS no Politécnico do Porto

Acordo de cooperação abriu oportunidade para que servidores técnicos-administrativos do IFMS cursem Mestrado em Assessoria de Administração na instituição portuguesa
por Osvaldo Sato publicado: 21/11/2017 09h46 última modificação: 22/03/2018 11h19
Exibir carrossel de imagens Turma é composta por servidores do IFMS e do IFRO.

Turma é composta por servidores do IFMS e do IFRO.

Uma turma de 12 servidores técnico-administrativos do IFMS iniciou o curso de Mestrado em Assessoria de Administração, ofertado pelo Instituto Politécnico do Porto, em Portugal. A primeira etapa foi realizada entre o final outubro e a primeira quinzena de novembro.

Quatro servidores da reitoria e oito dos campi integram a turma, que conta ainda com a participação de outros 17 servidores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

"A oportunidade de um mestrado internacional foi uma grande conquista para os técnicos-administrativos da instituição", destacou Ana Gabriela Felix Ferreira, diretora executiva da Pró-Reitoria de Extensão e mestranda do curso.

Ana Gabriela afirmou que a experiência em Portugal tem sido enriquecedora. "Conhecer Portugal e sua cultura tem sido uma experiência maravilhosa", disse, ressaltando a intensidade do curso. "Os docentes do programa de mestrado são muito exigentes em suas disciplinas e isto tem sido um grande desafio", completou.

O período letivo da primeira fase durou três semanas: de 23 de outubro, data da aula inaugural, até 10 de novembro, com cinco disciplinas sendo ministradas.

"A aula inaugural contou com as presenças dos reitores do IFMS e do IFRO e, no decorrer do cursos, tivemos aulas de Metodologias de Investigação, Gestão Comercial, Relações econômicas Internacionais, Sistemas de Gestão da Informação e Direito das Obrigações e dos Contratos", explicou Lilian Rios Gonçalves, do Campus Ponta Porã.

O próximo momento de atividades presenciais será realizado em fevereiro, em Campo Grande, com a vinda dos professores do Porto ao Brasil. Já a próxima ida dos estudantes para Portugal está prevista para outubro de 2018.

Apoio - O IFMS concedeu auxílio financeiro aos servidores para a realização do mestrado. Cada selecionado receberá R$ 20 mil, para cobrir parte dos gastos.

O auxílio é destinado para despesas dos servidores com taxas, incluindo as de matrícula e frequência anual, emolumentos, passagens e estadia em Portugal e em Campo Grande. O auxílio é concedido por meio do Piepi (Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS).

Seleção - O processo seletivo interno foi realizada no primeiro semestre. A avaliação foi feita por uma comissão composta por servidores da Digep, Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) e CIS (Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação).

Os técnicos-administrativos pré-selecionados pelo IFMS concorreram, na sequência, a vaga pelo edital de seleção do Programa de Mestrado, em certame promovido pelo Politécnico do Porto. O apoio foi concedido aos servidores aprovados em ambas as seleções.

Curso - O Politécnico do Porto tem três campus, que operam oito escolas de diferentes áreas, distribuídos por seis cidades. Uma delas é a Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), que coordena o curso de Mestrado em Assessoria de Administração.

Segundo o site oficial, o objetivo é aliar conhecimentos conceituais, pensamento crítico e aplicação prática das unidades curriculares fundamentais relativas à administração de empresas, organizações ou instituições.

registrado em: