Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciado prazo para realização das reuniões de feedback

Avaliação de Desempenho

Iniciado prazo para realização das reuniões de feedback

Além de motivar os servidores, as reuniões de feedback podem auxiliar a instituição a manter o desenvolvimento contínuo
por Osvaldo Sato publicado: 13/03/2017 14h10 última modificação: 14/03/2017 16h17

A edição 2016 do processo de Avaliação de Desempenho do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) chega, neste mês, a sua última etapa. Tiveram início nessa segunda-feira, 13, as reuniões de feedback, momentos de diálogo e reflexão entre os servidores da instituição.

Na reitoria e nos dez campi, serão realizadas reuniões de feedback individuais entre chefias e subordinados, chefias e equipes de trabalho, chefias com seus superiores imediatos e chefias superiores com equipes de trabalho.

As reuniões entre chefias e subordinados devem ser realizadas até 17 de março, na reitoria e nos campi Aquidauana, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. A exceção é o Campus Campo Grande, onde o feedback deverá ser feito entre dias 20 e 24 de março.

Confira os cronogramas da Avaliação de Desempenho específicos por unidade.

Dicas para uma boa reunião - O feedback não deve gerar apreensão para os envolvidos, como explica Sofia Urt, psicóloga e coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida (Codev).

“Pode existir uma certa resistência quanto às reuniões, por desconhecimento da importância desta etapa do processo, mas essa ferramenta pode ajudar na criação de uma cultura organizacional onde o feedback seja constante e proveitoso, não apenas em avaliações anuais”, destacou a psicóloga.

A chefia deverá convocar o servidor avaliado para a reunião, acessar o sistema com seu login e, a partir daí, iniciar a conversa. Para um bom feedback, alguns aspectos podem ser observados, como o agendamento prévio do encontro e a escolha de local estratégico.

“Deve ser uma conversa franca, tranquila, pois a reunião de feedback extrapola os itens da avaliação, humanizando o processo, apontando caminhos para o desenvolvimento pessoal, profissional e da instituição”, afirmou Sofia.

A chefia deverá apresentar ao avaliado as notas que lhe foram conferidas, explicando ponto a ponto sua análise. A psicóloga orienta que a reunião pode ser iniciada com os pontos fortes e, em seguida, aqueles que podem ser melhorados. O avaliado, por sua vez, pode anotar todas as indicações para que sejam fonte de análise e ação.

Ao final da reunião, o avaliado deverá dar ciência à avaliação, inserindo sua senha no formulário online e, em seguida, imprimindo e assinando a avaliação final. O avaliador também assinará o documento, que deverá ser entregue na Digep, no caso dos servidores lotados na reitoria, ou na Cogep (Coordenação Geral de Gestão de Pessoas) dos campi.

Nas reuniões das chefias com toda equipe, a psicóloga sugere que cada servidor leve anotado em papeis os pontos fortes e pontos a serem melhorados, que deverão ser depositados em uma urna. Depois, a chefia poderá ler as anotações não identificadas e iniciar a conversa, evitando assim possíveis constrangimentos.

Sobre a avaliação de desempenho - O processo é anual e coordenado pela Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas), por meio da Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida) com o apoio das Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) dos campi e psicólogos do IFMS.

Os formulários são preenchidos no Sistema de Avaliação de Desempenho, desenvolvido pela Dirti (Diretoria de Tecnologia da Informação).

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que aprecia de forma sistemática o desempenho de cada servidor em função das atividades desempenhadas, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

Neste ano, participam do processo servidores com no mínimo oito meses de efetivo exercício no IFMS até 31 de dezembro de 2016, e que não tenham mais de quatro faltas injustificadas por ano.