Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciativa fomenta diálogo entre servidores

Gestão de Pessoas

Iniciativa fomenta diálogo entre servidores

“Café com a Digep” também tem objetivo de tirar dúvidas relacionadas à gestão de pessoas.
por Laura Silveira publicado: 06/05/2020 17h00 última modificação: 06/05/2020 17h07

A Diretoria de Gestão de Pessoas do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) iniciou recentemente uma atividade que visa promover a interação entre colegas de trabalho no período de afastamento social durante o período de atividades não presenciais devido à pandemia causada pela Covid-19.

“A iniciativa é para que a gente possa se aproximar dos servidores, principalmente dos campi, para entender melhor a realidade deles, especialmente agora no período da quarentena, ouvir as dificuldades, explicar um pouco as diretrizes que temos enviado, e alinhar aquilo que eles esperam da Gestão de Pessoas”, ressalta o diretor de Gestão de Pessoas, Pedro Rissato.

Trata-se do Café com a Digep, um encontro virtual com a presença de representantes da Gestão de Pessoas com outros setores. Todos os servidores de determinada unidade do IFMS são convidados a participar a cada reunião. A iniciativa já foi realizada na reitoria e nos campi Coxim, Naviraí e Ponta Porã.

A expectativa do diretor de Gestão de Pessoas, Pedro Rissato, é que os encontros possam continuar, presencialmente, quando a situação se normalizar.

“A iniciativa é para que a gente possa se aproximar dos servidores, principalmente dos campi, para entender melhor a realidade deles, especialmente agora no período da quarentena, ouvir as dificuldades, explicar um pouco as diretrizes que temos enviado, e alinhar aquilo que eles esperam da Gestão de Pessoas”, ressalta.

Até que as atividades letivas e administrativas voltem a ser presenciais, os encontros serão online. As datas com todos os campi já estão agendadas. O link de acesso ao encontro é enviado por e-mail na véspera da atividade.

Além de fomentar a interação entre os servidores, a atividade também promove a aproximação de docentes e técnicos-administrativos à Digep, tanto na solução rápida de dúvidas relacionadas à gestão de pessoas como no cuidado com a reação dos servidores frente à quarentena.

Assim, os objetivos da atividade são:

  • dirimir questionamentos referentes à gestão de pessoas;
  • monitorar a saúde mental dos participantes;
  • aproximar a Digep dos servidores proporcionando a criação de vínculo com o setor;
  • levantar demandas e dificuldades referentes à Digep.
"O café possibilita que nos conheçamos melhor, levantemos e solucionemos questões juntos, em parceria com os servidores", ressalta a psicóloga Taline Costa.

De acordo com a psicóloga da reitoria, Taline Costa, que participa de todos os cafés como apoio na execução da atividade, entre os principais temas que vêm sendo conversados estão os desafios da quarentena e as estratégias que vêm sendo utilizadas, como leituras, séries, organização do tempo.

Além disso, questionamentos relacionadas à elaboração do relatório de trabalho remoto, plano de saúde, reagendamento de férias, além de dúvidas particulares que eventualmente puderam ser esclarecidas, também são tratados durante os encontros.

“Tem sido muito estimulante e emocionante. O café possibilita que nos conheçamos melhor, levantemos e solucionemos questões juntos, em parceria com os servidores. Temos a intenção de que ele ocorra sempre e, após o retorno das atividades presenciais, de preferência que possamos também ir presencialmente aos campi eventualmente”, apontou a psicóloga.

Cronograma do Café com a Digep

Campus Data e Horário
Aquidauana 08/05 – 14h30
Dourados 11/05 – 14h30
Três Lagoas 12/05 – 10h30
Jardim 12/05 – 14h30
Nova Andradina 13/05 – 10h30
Campo Grande 15/05 – 10h30
Corumbá 20/05 – 10h30

Saiba mais - Na página IFMS contra o coronavírus estão disponibilizados podcasts sobre trabalho remoto, organização e relacionamento com a equipe, cuidados com a alimentação, entre outros assuntos.

Na página você também encontra todas as ações que o IFMS está tomando diante da pandemia, além de formas de prevenção à Covid-19, documentos institucionais referentes à situação e outras informações.

registrado em: