Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para participação em eventos terminam dia 15

Pesquisa e Inovação

Inscrições para participação em eventos terminam dia 15

Servidores selecionados vão receber auxílio para apresentar trabalhos em eventos científicos e tecnológicos.
por Osvaldo Sato publicado: 07/02/2019 08h14 última modificação: 07/02/2019 08h14

Termina no dia 15 de fevereiro o prazo de inscrições na primeira etapa do processo seletivo de servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) para apresentação de trabalhos de pesquisa em eventos científicos e tecnológicos no Brasil e no exterior, e que estejam previstos para ocorrer entre março e junho.

Os selecionados receberão auxílio financeiro viabilizado por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Os valores do incentivo variam entre R$ 500,00, para eventos realizados em Mato Grosso do Sul, e R$ 1,8 mil, no caso de deslocamento para as regiões Norte, Nordeste e o Distrito Federal. Para eventos no exterior, o cálculo é feito de acordo com o continente, chegando a R$ 3,5 mil para o servidor que for para Ásia ou Oceania.

Estudantes que sejam coautores dos trabalhos também poderão receber o auxílio.

O edital nº 086/2018, com todas as regras da seleção, está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Para trabalhos que serão apresentados entre os meses de julho e dezembro, o edital prevê inscrições entre os dias 29 de maio e 12 de junho. Nessa segunda etapa, só serão disponibilizados auxílios para eventos realizados no Brasil.

Submissão do trabalho - Deve ser feita no módulo Pesquisa do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública). O servidor deve preencher o cadastro de solicitação de apoio e o formulário de inscrição.

A seleção será feita com base na análise dos aspectos gerais da proposta, atuação no IFMS nos últimos três anos, além de produção científica e tecnológica e experiência profissional nos últimos cinco anos.

O resultado preliminar da primeira etapa de seleção será divulgado no dia 22 de fevereiro.

Requisitos - O interessado não pode ter pendências junto às pró-reitorias do IFMS e não deve se encontrar afastado das funções na instituição, exceto aqueles que estejam em afastamento parcial para pós-graduação. É necessário ainda ter o currículo lattes atualizado.

O trabalho a ser apresentado precisa ter sido aceito pela organização do evento. Caso o servidor esteja aguardando o aceite, deve encaminhar o comprovante até 30 dias antes do evento.

Recursos - O valor total dos recursos alocados pela Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) para a seleção é de R$ 40 mil, divididos da seguinte forma:

• auxílio financeiro para participação em eventos no exterior: R$ 25 mil, que poderá ser dividido em duas etapas;
  • auxílio financeiro para participação em eventos no Brasil: R$ 15 mil, que será dividido em duas etapas.

A liberação dos auxílios dependerá da disponibilidade orçamentária e financeira do IFMS.