Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Heteroidentificação racial é tema de capacitação para servidores

Diversidade

Heteroidentificação racial é tema de capacitação para servidores

Foram abertas 40 vagas, destinadas aos servidores interessados. Inscrições vão de 11 a 15 de agosto. Curso terá duração de 8 horas
por Cleyton Lutz publicado: 09/08/2022 13h59 última modificação: 09/08/2022 13h59

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) irá ofertar aos seus servidores o curso de capacitação intitulado “Banca de heteroidentificacao racial e os desafios para um bom gerenciamento”. 

Os interessados em participar podem se inscrever a partir de quinta-feira, 11, utilizando o Sistema Unificado da Administração Pública. O prazo se encerra no dia 15. Foram abertas 40 vagas, que serão ocupadas por ordem de inscrição. 

O objetivo da capacitação é ampliar o conhecimento dos participantes sobre o funcionamento das bancas de heteroidentificação racial, destacando aspectos importantes para o gerenciamento das mesas e observando os critérios fenotípicos para identificação racial, bem como as características das relações raciais brasileiras e seus desafios. 

Durante as atividades serão discutidos temas como racismo de marca, racismo institucional, ações afirmativas e cotas raciais, normas para funcionamento de bancas de hetoroidentificação, formação de comissões e bancas. Também será feita a apresentação do método Oju Oxê, além da realização de simulações de banca. 

Capacitação – O curso será ministrado de maneira virtual, com atividades síncronas, pela docente de Sociologia do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Marcilene de Souza. Ela possui mestrado e doutorado na área, atuando ainda como pesquisadora das relações raciais no Brasil, com ênfase nas ações afirmativas na educação e cotas em concursos públicos. 

Com duração de 8 horas, o curso está previsto para os dias 19 e 20 de agosto, sempre no período matutino, a partir das 7h30. Dúvidas a respeito podem ser encaminhadas ao e-mail .

registrado em: