Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançado canal de autoatendimento para servidores

Gestão de Pessoas

Lançado canal de autoatendimento para servidores

Por meio do DigepZap, são disponibilizadas via WhatsApp informações relacionadas à gestão de pessoas no IFMS
por Laura Silveira publicado: 05/05/2022 08h54 última modificação: 05/05/2022 08h54

Buscando facilitar e agilizar o atendimento de dúvidas dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas) disponibiliza a partir desta quinta-feira, 5, um novo canal de autoatendimento.

Apelidado de DigepZap, sua utilização é simples: os interessados devem adicionar na agenda do celular o número (67) 99911-2745 e entrar em contato por meio do aplicativo WhatsApp. Em seguida, é necessário se identificar, informando nome completo, local de exercício e cargo. A partir daí, deverá escolher o(s) assunto(s) de interesse entre os listados para acessar as informações relativas a ele.

“A ferramenta visa facilitar a vida do servidor, para que ele consiga obter informações de fácil acesso. Pelo aplicativo vai conseguir encontrar respostas automaticamente", explica o diretor de Gestão de Pessoas, Pedro Rissato.

“Esta ferramenta surge com o objetivo de facilitar a vida do servidor, para que ele consiga obter informações de fácil acesso. Não é necessária uma análise daquilo que está sendo perguntado, é só uma questão de informação mesmo, que pelo aplicativo vai conseguir encontrar respostas automaticamente", explica o diretor de Gestão de Pessoas, Pedro Rissato.

O intuito também é agilizar os processos relacionados à área no IFMS.

“Buscamos, assim, dar celeridade aos processos, tanto para o servidor como para a gestão de pessoas. A partir daí, os casos mais complexos, que demandem uma análise, podem ter mais a nossa atenção, serem priorizados”, destaca o diretor.

Outro objetivo é reduzir o volume de e-mails encaminhados à Digep e Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) nos campi, otimizando os atendimentos de uma forma geral.

Como funciona - Atualmente, os assuntos que podem ser consultados pelo autoatendimento são:

• Vencimento básico, tabela salarial, reajustes;
  • Progressões docente, Retribuição por Titulação, Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC);
  • Progressão de técnicos-administrativos, incentivo à qualificação;
  • Benefícios em geral, como auxílio alimentação, saúde suplementar, natalidade/pré-escolar, auxílio-funeral, entre outros;
  • Atualização cadastral;
  • Férias;
  • Desenvolvimento / Capacitação;
  • Licenças / Afastamentos;
  • Movimentação de servidores;
  • Boletim de Serviços;
  • Saúde e qualidade de vida no trabalho;
  • Aposentadoria / Pensão;
  • Jornada de trabalho / Ponto eletrônico;
  • Estágio probatório;
  • Acumulação de cargos;
  • Sistemas;
  • Acesso à informação;
  • Perguntas frequentes;
  • Covid-19;
  • Avaliação de Desempenho;
  • Lista de contatos.

Para escolher o assunto desejado, basta que o servidor escolha o número do menu referente a cada um deles. Assim, receberá uma mensagem automática com informações a respeito daquele tema específico.

"Apesar de informatizada, a ferramenta é um contato entre a gestão de pessoas e o servidor, para que ele possa se comunicar e trazer aquilo que podemos melhorar”, finaliza Pedro.

Os assuntos estarão em constante atualização, considerando que a legislação relacionada também passa por mudanças.

Os usuários também podem sugerir alterações e avaliar o serviço, pelo próprio canal de autoatendimento, digitando o número '100' e acessando o formulário online disponibilizado pela Digep.

“O servidor pode contribuir, sugerir melhorias. Apesar de informatizada, a ferramenta é um contato entre a gestão de pessoas e o servidor, para que ele possa se comunicar e trazer aquilo que podemos melhorar, tanto no canal de autoatendimento quanto como gestão de pessoas”, finaliza Pedro.

O desenvolvimento do DigepZap é fruto de uma parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Sertão Pernambucano e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de São Paulo.

Se quiser conhecer o canal de autoatendimento, clique e comece agora a tirar suas dúvidas!

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail .