Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Levantamento de necessidades para PDP 2022 vai até fim do mês

Desenvolvimento de Pessoas

Levantamento de necessidades para PDP 2022 vai até fim do mês

Elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas é obrigatória para concessão de afastamentos a servidores
por Vinicius Vieira publicado: 04/08/2021 08h36 última modificação: 04/08/2021 08h36

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) realiza, até o dia 31 de agosto, o levantamento das necessidades de capacitação para cada setor da instituição. A ação faz parte do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022.

Conforme Ofício n° 08/2021, da Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas), as necessidades de capacitação devem ser discutidas em conjunto por cada setor da instituição. Na metodologia sugerida, o levantamento deve ser iniciado pela chefia.

“O plano é instrumento obrigatório para a concessão de afastamentos para pós-graduação, licença para capacitação e estudo no exterior, e para a realização de despesas com capacitação”, explica a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.

“O plano é importante para direcionar as ações de desenvolvimento a serem realizadas e oferecidas pela instituição. Além de ser instrumento obrigatório para a concessão de afastamentos para desenvolvimento (pós-graduação, licença para capacitação e estudo no exterior) e para a realização de despesas com capacitação”, explica a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.

De acordo com Suelen, durante a fase de prospecção, os servidores e setores devem pensar em necessidades e não em cursos específicos.

“Para a construção do PDP não falamos em cursos, e sim em necessidades de desenvolvimento. É necessário que o servidor ou setor identifique uma lacuna de desempenho que poderá ser eliminada por meio de uma ação de desenvolvimento (curso, evento, treinamento, entre outros)”, afirma.

Após o levantamento das necessidades e validação das chefias, as informações serão validadas pelo setor de gestão de pessoas do campus ou da reitoria e cadastradas no Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).

O PDP é aprovado pela autoridade máxima da instituição, a reitora no caso do IFMS. Somente após a aprovação do Sipec, as ações podem ser executadas pelas instituições.

Segundo Suelen, o acompanhamento desta execução é realizado pelo órgão central do Sipec, sendo obrigatório o envio de informações sobre a execução no sistema Portal Sipec, além de setores do IFMS.

“A execução do PDP é realizada pelos setores de gestão de pessoas a partir dos mecanismos de controles disponíveis, como o módulo Suap Capacitações, e planilhas de controle de afastamentos e despesas com capacitação”,detalha.

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal, estabelecido pelo Decreto n° 9.991, de 28 de agosto de 2019.

Saiba mais sobre o assunto na página Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) .