Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra de Experiências Exitosas terá três trabalhos do IFMS

Reditec 2018

Mostra de Experiências Exitosas terá três trabalhos do IFMS

Duas experiências desenvolvidas na reitoria e uma no Campus Campo Grande serão apresentadas nos dias 12 e 13 de setembro, em Búzios (RJ).
por Paulo Gomes publicado: 20/08/2018 08h18 última modificação: 20/08/2018 08h18

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) classificou três trabalhos para a Mostra de Experiências Exitosas da 42ª Reditec (Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica).

O resultado final foi divulgado no último dia 16. Foram submetidos 568 resumos de trabalhos de servidores da Rede Federal e estudantes do Profept (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica), totalizando 1.066 autores.

Desse total, 128 trabalhos foram selecionados para apresentação na Mostra, por área temática, nos dias 12 e 13 de setembro. Todos constarão nos anais do evento, sendo que os melhores serão premiados e convidados para publicação no formato de artigo completo.

Trabalhos do IFMS – Dos três classificados para participar da fase de apresentação oral – momento em que o competidor dialoga com o público para explicar a experiência -, dois são da reitoria e um do Campus Campo Grande.

“Biblioteca como Espaço Integrador para o Ensino, Pesquisa e Extensão”, do campus Campus Campo Grande, foi classificado para a categoria Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. De autoria dos professores Rosane Fernández, também diretora-geral do campus, e Anderson Corrêa, a experiência inovou a gestão da biblioteca. Ao aproximar os estudantes do ambiente e promover ações que vão além do espaço físico, iniciou-se um processo de pertencimento.

Entre as ações do projeto estão os eventos “Bibliotecas em prol da equidade” e “Dia do Brincar. No resumo do trabalho, os autores afirmam que a experiência tem promovido impacto na formação e no desempenho dos estudantes.

O projeto “A Gestão do Conhecimento no IFMS: Novos Desafios em Benefício da Sociedade”, elaborado por Luiz Simão Staszczak (reitor), Daniela Passos (pró-reitora de Desenvolvimento Institucional) e Régia Avancini (diretora executiva de Desenvolvimento Institucional), mostra como a gestão do conhecimento está sendo implantada na instituição, além dos resultados obtidos até o momento.

Os resultados parciais do projeto, apresentados no resumo do trabalho inscrito, revelam que o IFMS está no terceiro de cinco níveis de maturidade na gestão do conhecimento. Os dados demonstram “tomada de decisão acertiva em relação à implantação, em busca da melhoria contínua do serviço público”.

O projeto "IFMS Comunica: Protagonismo Estudantil na Divulgação de Ações Institucionais", de autoria dos servidores da Ascom (Assessoria de Comunicação Social), Vinícius Vieira, Rafael Tsuge e Paulo Ricardo Gomes, foi classificado na categoria Extensão.

O IFMS Comunica é um programa quinzenal, desenvolvido pela Ascom nos espaços educativos da instituição, que utiliza a linguagem audiovisual aliada à participação dos estudantes para divulgar ações institucionais.

De acordo com o resumo apresentado à Reditec, “a experiência consolida e valoriza o IFMS, aproximando a instituição do seu principal público-alvo e contribuindo para que os IFs sejam percebidos, no âmbito de Mato Grosso do Sul, como organizações contemporâneas, modernas, acessíveis e próximas ao cidadão.”

Reditec - A Mostra de Experiências Exitosas tem o objetivo de compartilhar e socializar projetos de sucesso da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco em soluções que integrem os diferentes temas e ações do ensino, pesquisa e extensão, com a gestão.

A 42ª edição da Reditec, organizada pelo Instituto Federal Fluminense , será realizada de 10 a 14 de setembro, em Búzios (RJ), e terá como tema principal “O Trabalho no Século XXI - Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos e Desafios para Inclusão”.

Outras informações sobre o evento estão disponíveis na página da Reditec 2018.