Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Normatizados procedimentos internos da movimentação de pessoal

Gestão de Pessoas

Normatizados procedimentos internos da movimentação de pessoal

Instrução de Serviço formaliza tramitação necessária e torna processo mais transparente e ágil
por Laura Silveira publicado: 17/04/2019 09h07 última modificação: 17/04/2019 09h07

Está publicada no Boletim de Serviço nº 17/2019 a Instrução de Serviço nº 2/2019, da Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas), que disciplina a movimentação de pessoal no âmbito do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

O documento é a primeira normatização dos procedimentos internos e traz toda a tramitação necessária referente aos três tipos de remoção:

“Os procedimentos agora estão formalizados. Isso torna o processo mais transparente e ágil, uma vez que toda a tramitação está descrita na Instrução de Serviço”, apontou a coordenadora de Administração de Pessoal, Kelly Silveira.
  • de ofício, no interesse da Administração;
  • a pedido, a critério da Administração;
  • a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração.

Outra mudança é que passa a ser disponibilizado no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública) requerimento específico para pedidos de remoção, exceto aqueles regidos por editais de seleção.

“Os procedimentos agora estão formalizados. Isso torna o processo mais transparente e ágil, uma vez que toda a tramitação está descrita na Instrução de Serviço”, apontou a coordenadora de Administração de Pessoal, Kelly Silveira.

Novo processo de remoção - A Instrução de Serviço também estabelece novos procedimentos relativos a processo seletivo de remoção, a pedido, dos servidores ocupantes dos cargos do quadro de pessoal do IFMS.

Até então, publicava-se edital por demanda a cada nova vaga aberta. A partir de agora, será feito um cadastro de reserva com validade de seis meses, prazo que pode ser prorrogado a interesse da Administração.

“Antes eram publicados vários editais ao longo do ano. A mudança visa otimizar processos, repor o quadro de forma mais rápida, evitando prejuízos para a instituição. Como é um novo procedimento, o intuito é ir aperfeiçoando ao longo do tempo”, ressaltou Kelly.

O novo processo seletivo funcionará assim:

1. Edital de remoção para técnicos-administrativos e outro para docentes interessados em remoção serão publicados na Central de Seleção do IFMS, com validade de seis meses cada um – podendo ter o prazo prorrogado a interesse da Administração;

2. Com o surgimento de vaga, haverá a consulta por e-mail ao servidor melhor classificado para que se manifeste em até dois dias úteis quanto ao interesse na remoção;

3. Caso o servidor decline da vaga, não se manifeste no prazo estipulado ou não comprove a formação específica do campus de destino (casos de subárea), será chamado o próximo classificado da lista de homologados;

4. O servidor que tenha manifestado o interesse na vaga, no prazo estipulado, sairá da lista de classificação, visto que estará em procedimento de remoção;

5. Em relação à vaga remanescente do servidor que tenha aceito a remoção, serão consultados os candidatos restantes, obedecida a ordem de classificação;

6. A remoção será efetivada por meio de publicação de portaria no Boletim de Serviço e só ocorrerá após a entrada em exercício do servidor que venha a ocupar a vaga a ser deixada.

“Antes eram publicados vários editais ao longo do ano. A mudança visa otimizar processos, repor o quadro mais rápido, evitando prejuízos para a instituição. Como é um novo procedimento, o intuito é ir aperfeiçoando ao longo do tempo”, ressaltou Kelly.

A classificação continua sendo feita pelo tempo de serviço no IFMS. Já os critérios de desempate incluem maior tempo de efetivo exercício no cargo ocupado e maior idade.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Administração de Pessoal (Coape) pelo e-mail .

Remoção para técnicos - Já está publicado na Central de Seleção do IFMS o edital nº 31/2019 que abre seleção para remoção de servidores técnico-administrativos, o primeiro que já segue as novas regras de movimentação de pessoal na instituição.

Os interessados deverão se inscrever pela Página do Candidato entre 19 e 28 de abril.

A divulgação dos resultados preliminar e final do cadastro de reserva está prevista para 3 e 10 de maio, respectivamente.