Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novos servidores contam experiências como alunos do IFMS

Histórias

Novos servidores contam experiências como alunos do IFMS

Entre os técnicos-administrativos empossados recentemente, quatro deles são ex-estudantes da instituição.
por Laura Silveira publicado: 12/09/2019 09h09 última modificação: 17/09/2019 11h13

Nos últimos meses, o IFMS realizou diversas cerimônias de posse de servidores. Entre os 54 novos técnicos-administrativos empossados desde junho, ao menos quatro deles possuem algo em comum, além da pouca idade: são ex-estudantes da instituição.

Abaixo, eles compartilham um pouco das experiências enquanto discentes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto e da atuação como servidores públicos. Conheça um pouco dessas histórias:

Gabriel Lima

Gabriel Lima

Para alguns servidores, trabalhar no Instituto é a primeira experiência profissional. É o caso do Gabriel Lima, 18, que concluiu o curso técnico integrado em Informática no Campus Campo Grande no meio do ano e no dia 20 de agosto já foi empossado como técnico em Tecnologia da Informação, em Jardim.

“É uma alegria saber que estou trabalhando pela instituição que me formou, uma instituição que conheço e na qual confio muito, e agora vou ter a oportunidade de realizar meu desejo de contribuir para a melhoria e o crescimento do Instituto. Pretendo fazer minha graduação aqui também”, comenta.

Para ele, foi uma grande surpresa ter passado no primeiro concurso que prestou na vida. Gabriel acredita que tudo o que aprendeu enquanto estudante do IFMS contribuiu para que fosse aprovado.

“É uma alegria saber que estou trabalhando pela instituição que me formou, uma instituição que conheço e na qual confio muito".

“O curso técnico em Informática fez toda a diferença para mim, ainda mais por estar fresco na minha memória. Fiz uma revisão bem grande de tudo que aprendi durante o curso para prestar o concurso e foi muito importante o conteúdo dele nas questões de conhecimentos específicos”.

Ele lembra que, ao ver seu nome como terceiro lugar no resultado do concurso, mal acreditou, e que está muito feliz por ter se tornado servidor da instituição.

“Estou muito contente por trabalhar no IFMS, principalmente aqui em Jardim. Por ser um campus novo, vamos ter muito trabalho com redes e infraestrutura, além da demanda de suporte técnico que o administrativo apresenta”.

Giovanna Castilho

Giovana Castilho

Também atuando no Campus Jardim, Giovanna Castilho, 18, finalizou o curso técnico em Edificações no Campus Aquidauana semestre passado. Ela acredita que a ajuda e o estímulo que recebeu para estudar foram fundamentais para sua aprovação no concurso do IFMS.

"O aprendizado e o apoio que sempre tive dos meus professores e da minha mãe foram fundamentais para a minha aprovação. Lembro de professores que me emprestaram livros técnicos para que eu pudesse estudar para o concurso. Até hoje mantemos contato".

"Lembro de professores que me emprestaram livros técnicos para que eu pudesse estudar para o concurso. Até hoje mantemos contato".

Para Giovanna, a admiração que sentia pelos professores continua agora que são todos colegas de trabalho.

"É uma experiência única estar no IFMS como servidora! Continuo chamando os docentes de professores por questão de respeito e admiração que tenho por eles. A sensação de hoje fazer projetos e plantas para a instituição que me auxiliou por três anos e meio [duração do curso técnico integrado] é gratificante", ressalta a agora técnica em Edificações do IFMS.

Eduardo Aguiar Filho

Eduardo Aguiar Filho

O novo técnico de Tecnologia da Informação do Campus Coxim, Eduardo Aguiar Filho, 19, também tomou posse no dia 20 de agosto, na mesma cerimônia de Gabriel e Giovanna.

Ele, que concluiu o curso técnico integrado em Informática no Campus Campo Grande no meio do ano passado, acredita que ter estudado no IFMS contribuiu, sim, para passar no concurso, mas que ajuda ainda mais agora na atuação enquanto servidor.

"O curso me ajuda mais a realizar as minhas atribuições no dia a dia aqui em Coxim. Foi uma oportunidade que eu vi, logo depois que me formei, já saiu o edital e aí eu me imaginava trabalhando na instituição. Deu certo, eu consegui, e sou muito grato por isso".

Ele relembra das dificuldades que passou enquanto estudante e reconhece o esforço dos professores durante o curso.

" Ver o empenho dos técnicos-administrativos é muito bacana e só faz crescer minha admiração pela instituição".

"Fui de uma turma que passou pelas três estruturas do Campus Campo Grande [dois campi provisórios e o definitivo] e a gente enfrentou algumas dificuldades, mas hoje vejo que o empenho e o esforço que os professores colocavam nas aulas faziam com que a gente tivesse um ensino de qualidade, apesar de tudo. Isso me fez ter muito apego pela instituição".

Eduardo acredita que depois que se tornou servidor consegue entender melhor a atuação dos técnicos-administrativos na instituição.

"Como aluno, não tive muito contato com técnicos-administrativos, mas nessas minhas primeiras semanas de exercício aqui no campus já consigo ver o esforço deles, por exemplo, para acelerar o processo de um requerimento ou elaborar uma licitação. Ver o empenho dos técnicos é muito bacana e só faz crescer minha admiração pela instituição".

Igor de Mattos

Igor de Mattos

O novo tecnólogo em Gestão Financeira do Campus Corumbá, Igor de Mattos, 20, foi estudante do IFMS há um pouco mais de tempo.

Entre 2013 e 2016, cursou o técnico integrado em Informática na Capital. Para ele, ter sido aluno o possibilita ver o serviço que desempenha atualmente com outro olhar.

“A experiência de ser servidor é bem interessante, já que agora consigo ver de outra ótica todos os procedimentos e como eles funcionam, como o pagamento de um auxílio pela assistência estudantil, por exemplo, que eu recebia quando era estudante e não entendia porque às vezes atrasava. É tudo mais complexo do que imaginava”.

“Trabalhar aqui é bem o que eu esperava, tem bastante serviço. A gente sabe que quem está ganhando são os alunos, e eu como fui aluno consigo perceber isso melhor”.

Além disso, ele é capaz de enxergar o resultado do trabalho que executa na Coordenação de Planejamento e Orçamento (Copor), setor pelo qual passa todo o processo de empenho e pagamento do campus.

“Trabalhar aqui é bem o que eu esperava, tem bastante serviço, e é muito interessante de fazer. A gente sabe que quem está ganhando são os alunos, e eu como fui aluno consigo perceber isso melhor”.

Sobre o ensino no IFMS, Igor acredita que a instituição possibilita uma formação mais abrangente.

“Cursar o ensino médio no IFMS teve diferencial sim. Pela maneira como os professores dão aula e como a instituição trata os alunos, é como se estivesse numa faculdade. Utilizo o conhecimento do curso na minha atuação agora enquanto servidor, por exemplo, uso uma linguagem de programação de sistemas em algumas planilhas para automatizar o serviço", explica.

Posses - As fotos de todas as cerimônias de posse realizadas neste ano estão disponíveis em álbum publicado aqui na Página

Além dos 54 técnicos-administrativos, também já foram empossados 15 docentes neste segundo semestre. Sejam todos bem-vindos ao IFMS!

Ao todo, a instituição já conta com 1.170 servidores no quadro permanente dos dez campi e reitoria.