Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS implanta sistemas para reduzir despesa com telefonia

ECONOMIA

IFMS implanta sistemas para reduzir despesa com telefonia

Sistema de telefonia está sendo modernizado para reduzir os custos das ligações
publicado: 01/07/2016 09h30 última modificação: 01/07/2016 17h09

Na reitoria e nos dez campi do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) existem 1.200 ramais telefônicos disponíveis. São mais de 800 servidores fazendo ligações a todo momento para fixos, celulares e interurbanos. Imagine o tamanho dessa conta de telefone?

De olho no corte de gastos, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Dirti) aderiu a dois sistemas modernos para baixar custos quando o assunto é telefonia.

A primeira mudança já implantada é o Fone@RNP. Um serviço que possibilita aos servidores do IFMS fazerem ligações para todos os estados com custo de ligação local. O sistema está em funcionamento na reitoria e deve reduzir a conta mensal de interurbanos em 80%, segundo estimativas da Dirti.

Outra mudança é a implantação de aparelhos que usam um chip de celular. O sistema praticamente acaba com o custo das ligações de fixo para celular, pois transforma as ligações do telefone que está na sua mesa em ligações de celular para celular.

Os sistemas utilizam uma tecnologia que os entendidos da área chamam de transparente. O usuário faz a ligação normalmente. Mas, os equipamentos instalados identificam o tipo de ligação (celular ou fixo/local ou DDD) e direcionam para onde for mais barato para a instituição. É simples e não altera a rotina de ninguém!

“Não muda nada para o usuário. Não precisa digitar operadora, código, ou outro número. É só ligar para onde deseja, com o DDD, e aguardar”, explicou Matheus Guerreiro, técnico de Tecnologia da Informação.

“A qualidade da ligação deve ser a mesma de um telefone comum ou superior”, disse Suellen Figueiredo, coordenadora de Infraestrutura da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação.

A redução estimada no custo das ligações para celular também é de cerca de 80% do valor atual.

Entenda melhor o que é o Fone@RNP?

Primeiro vamos falar sobre o que é Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Trata-se de uma organização do Governo Federal que promove o desenvolvimento tecnológico e apoia pesquisas de tecnologias de informação e comunicação.

A RNP fornece às instituições públicas de pesquisa e de ensino superior e tecnológico infraestrutura de redes avançadas, o que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento.

Por meio de uma rede de fibra óptica, a RNP conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior entre si e à internet. Essas organizações que compõem a RNP são as principais instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação do país. Abrangem principalmente universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus.

O Fone@RNP é um dos serviços oferecidos por essa rede e conecta organizações usuárias, agências estatais e outras instituições de ensino e pesquisa por meio da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP), permitindo que as chamadas realizadas por voz (via telefone comum, telefone IP ou Softphone) sejam encaminhadas pela internet, reduzindo significativamente os custos.

Mais informações sobre a RNP, você encontra na página oficial da Rede.

E os campi?

Por enquanto, os sistemas estão sendo utilizados na reitoria. No entanto, a equipe da Dirti já trabalha no Campus Campo Grande e, na sequência, os outros campi deverão ser beneficiados.

registrado em: , ,
Assunto(s): Internet, Economia