Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria assegura vagas em pós-graduações da UFMS

Parceria assegura vagas em pós-graduações da UFMS

Professores e técnicos-administrativos efetivos podem se inscrever para concorrer a 52 vagas de mestrado e doutorado
por Paulo Gomes publicado: 28/01/2021 11h30 última modificação: 04/02/2021 09h52

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) firmaram parceria para oferta de cursos de mestrado e doutorado para servidores das duas instituições.

São oferecidas 52 vagas para os servidores IFMS no Processo Seletivo Unificado para Cursos dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGs) da UFMS.

“A formação proporcionada no mestrado e no doutorado contribui para o aprimoramento profissional, valoriza o servidor e, como consequência, possibilita melhor atendimento à nossa comunidade, principal foco da instituição”, explica Elaine Cassiano, reitora do IFMS.

As vagas destinadas ao IFMS estão distribuídas em 36 programas de pós-graduação, de diversas áreas do conhecimento, sendo 16 para doutorado e 36 para mestrado. A oferta é para os municípios de Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá e Três Lagoas.

A lista completa com os cursos está disponível no edital de abertura do Programa Qualifica, no site da UFMS.

Os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente até o dia 10 de fevereiro, por meio do envio de documentos pelo Sistema de Pós-Graduação (Sigpos) da UFMS. É preciso fazer um cadastro, caso o interessado ainda não possua.

O candidato deve vincular a proposta de estudo/pesquisa a uma das linhas de pesquisa do curso escolhido.

“A formação proporcionada no mestrado e no doutorado contribui para o aprimoramento profissional, valoriza o servidor e, como consequência, possibilita melhor atendimento à nossa comunidade, principal foco da instituição. Além disso, com a opção de cursos no Brasil, fica mais fácil para o participante ingressar e cumprir com as obrigações acadêmicas”, explica Elaine Cassiano, reitora do IFMS.

O acordo entre a UFMS e o IFMS prevê que a parceria deverá se estender até 2023, com a abertura de novas seleções destinadas aos servidores.

Seleção - Os candidatos concorrem apenas com os inscritos da instituição na qual trabalham, mas é necessário cumprir as exigências de cada programa de pós-graduação para assegurar a entrada.

No caso de sobrarem vagas da ampla concorrência, estas também poderão ser destinadas a servidores do IFMS, desde que atendidos os requisitos para aprovação. No total, em todos os programas de pós-graduação com inscrições abertas ao público em geral, a UFMS oferta 850 vagas.

A seleção será feita em duas etapas, sendo análise de enquadramento e avaliações. Na análise de enquadramento o candidato deverá comprovar que atende a todos os requisitos do edital. Na etapa de avaliação, serão seguidos os critérios dos editais específicos de cada programa de pós-graduação.

Os documentos necessários e os critérios de avaliação variam de acordo com a pós-graduação escolhida. Os links para cada programa de pós-graduação estão disponíveis no edital do programa Qualifica.