Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria com Enap proporciona cursos a servidores

Parceria com Enap proporciona cursos a servidores

Previsão é de que sejam realizadas sete ações de desenvolvimento ao longo do ano.
por Laura Silveira publicado: 15/06/2020 09h50 última modificação: 15/06/2020 09h50

Por meio de um acordo de cooperação técnica, os servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) poderão participar de uma série de ações de desenvolvimento promovidas pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública) no segundo semestre de 2020.

Ao todo, são sete atividades previstas. O primeiro curso - “Transformando ideias em projetos” - busca promover o conhecimento relacionado à elaboração, de forma simples e prática, de Canvas de Projeto. Com carga horária de 14 horas, a capacitação será oferecida nos dias 30 de junho e 1º de julho, por videconferência.

A coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa, explica que os cursos do programa Enap em Rede estavam sendo realizados presencialmente na reitoria, o que acabava sendo um limitador para a participação de servidores do interior.

“Com a adoção da transmissão ao vivo pela Enap em virtude da pandemia, os servidores das unidades de fora da capital passam a ter acesso a capacitações de qualidade e sem custos adicionais aos campi”, ressaltou a coordenadora.

“Com a adoção da transmissão ao vivo pela Enap em virtude da pandemia, os servidores que estão fora da capital passam a ter acesso a capacitações de qualidade e sem custos adicionais aos campi”, ressaltou a coordenadora Suelen Lapa.

Os interessados em participar devem se inscrever ela página da Enap até o próximo dia 26.

Importante: As vagas são limitadas! São ofertadas 30, no total, sendo metade reservada a servidores do IFMS e as demais para outros órgãos.

Os principais tópicos a serem abordados no curso são:

• conceitos fundamentais de projetos;
  • diferença entre projetos, ações continuadas e planos de ação;
  • projetos como ferramenta estratégica e de gestão pública;
  • definição do objetivo, justificativa e benefícios dos projetos;
  • identificação das partes interessadas e dos riscos de um projeto;
  • delimitação do escopo, do não escopo, das premissas e das restrições do projeto;
  • definição das entregas, datas e orçamento do projeto;
  • como fazer o pitch do seu projeto (shark tank).

Enap em Rede - O programa foi idealizado com o objetivo de ampliar a atuação da Escola em território nacional e proporcionar oportunidades para servidores públicos.

A partir de 2015, a iniciativa foi ampliada ao ser firmado um acordo de cooperação técnica com o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia).

Desde então, o IFMS tem recebido cursos da Enap em Rede, dentre os quais os de Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional, Gestão por Competências, Gestão Orçamentária e Financeira, Gestão de Materiais e Análise e Melhoria de Processos.

Para 2020, são previstas sete ações de desenvolvimento para servidores da instituição:

Ação proposta Carga horária Mês de execução
Transformando ideias em projetos 14h Junho
Planejamento das Ações de Capacitação Baseado em Competências 21h Agosto
Didática para facilitadores de aprendizagem 35h Setembro
Gestão orçamentária e financeira - visão geral 21h Setembro
Priorizando e selecionando projetos 14h Setembro
Qualidade de vida no trabalho 21h Outubro
Seminário - A definir

Outras capacitações - Na Agenda de Eventos disponibilizada aqui na Página do Servidor é possível conferir uma lista de cursos com inscrições abertas. A maioria é ofertada por escolas de governo ou pelo próprio IFMS.

Entre as opções disponíveis aos servidores do IFMS estão os quatro cursos livres ofertados pelo Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância):

• Moodle para Educadores;
  • Conhecendo o IFMS;
  • Videoaula - da concepção à postagem;
  • Comunicação eficaz para vendas.

Para se inscrever, o interessado pode acessar a página de cursos a distância do IFMS.

Além disso, no portal Escola Virtual.Gov estão concentrados cursos de capacitação a distância ofertados por órgãos governamentais, com adesão de cerca de 50 instituições. O projeto tem iniciativa e organização da Enap, com apoio do Laboratório Latitude da Universidade de Brasília (UnB).

registrado em: ,