Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa aponta satisfação no ambiente de trabalho

Qualidade de Vida

Pesquisa aponta satisfação no ambiente de trabalho

Aplicada com servidores da reitoria, série de pesquisas pretende melhorar rotinas e relações interpessoais
por Paulo Gomes publicado: 05/09/2019 11h09 última modificação: 17/09/2019 10h59

Entender como os servidores se sentem no ambiente de trabalho e, a partir das respostas, propor projetos e ações para melhorar rotinas e relações interpessoais. Esses são alguns dos objetivos da Pesquisa de Clima Organizacional, aplicada em junho e julho, na reitoria do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

O levantamento de informações foi coordenado pelas psicólogas da reitoria, Luiziane Schirmer e Taline Costa, com o apoio da coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Suelen Lapa. A pesquisa, enviada por e-mail aos servidores, traz dados importantes para a compreensão do ambiente de trabalho na unidade.

"A ideia é conhecer melhor os servidores, entender como eles veem o IFMS e como se sentem em relação a ela. Essas informações ajudam a identificar as necessidades da instituição e permitem o planejamento de melhorias", explica a psicóloga da reitoria, Taline Costa.

"A ideia é conhecer melhor os servidores, entender como eles veem o IFMS e como se sentem em relação a ele. Lançamos um olhar sobre suas rotinas, os relacionamentos que existem e a percepção deles com relação ao que ocorre no ambiente de trabalho. Essas informações ajudam a identificar as necessidades da instituição e permitem o planejamento de melhorias", explica Taline.

Resultados – A análise das respostas está detalhada em um documento disponibilizado aos servidores.

No período compreendido entre 24 de junho e 31 de julho deste ano, 64% dos 177 servidores da reitoria responderam à pesquisa. Desses, 51,3% são mulheres, 56,6% são casados ou em união estável, 64,60% tem entre 30 e 40 anos, 76% cursaram ou cursam pós-graduação e 52,2% não ocupa função de chefia.

Verificou-se que a maioria dos servidores se sente confortável no ambiente de trabalho em relação ao espaço físico, sendo que 84,9% responderam que a “instituição apresenta boas condições físicas para se trabalhar”.

Dentre os servidores que responderam o questionário, 78,7% avaliam as chefias como participativas e 89,4% dizem ter boa relação com as chefias.

Gráfico 1

Sobre o trabalho realizado, 72,6% concordam que desempenham atividades interessantes e desafiadoras. Além disso, 93,9% dos servidores dizem gostar do trabalho que realizam.

Gráfico 2

As informações coletadas servirão para montar uma base de dados para o IFMS. A proposta é que, periodicamente, novas pesquisas sobre o clima organizacional sejam enviadas aos servidores.

A metodologia das pesquisas está à disposição dos campi que pretenderem replicar a experiência.

Para tirar dúvidas sobre a pesquisa ou contribuir com novas ideias o contato com as psicólogas da reitoria é .

Projetos – As informações obtidas na pesquisa deverão subsidiar alguns projetos. Um deles é o Projeta IFMS, previsto para começar em outubro. A proposta é apresentar vídeos e, na sequência, promover debates sobre diversos assuntos de interesse dos servidores e do IFMS.

Outra ação que já é realizada pelas psicólogas da reitoria, e que será institucionalizada na forma de um projeto a partir dos resultados da pesquisa, é o Prosa (Projeto de Orientação e Acolhimento Especializado), que busca acolher indivíduos ou grupos, em demandas pessoais ou setoriais relacionadas à saúde mental, relações interpessoais, entre outros temas. O objetivo é oferecer ao servidor apoio para que ele desempenhe as funções em harmonia com a vida pessoal, com os colegas e com o próprio IFMS.

registrado em: ,