Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento e gestão são temas de reuniões presenciais

Gestão

Planejamento e gestão são temas de reuniões presenciais

Semana do Planejamento e Reunião de Gestão Sistêmica foram realizadas no final de setembro
por Osvaldo Sato publicado: 07/10/2021 11h55 última modificação: 07/10/2021 11h55
Semana do Planejamento e Reunião de Gestão Sistêmica ocorreram de forma presencial - Foto: Laura Santos

Gestores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Su) participaram, entre 28 e 30 de setembro, da Semana do Planejamento e da primeira Reunião de Gestão Sistêmica presencial, pós período de distanciamento social. Os encontros foram realizados no auditório do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em Campo Grande.

"Este evento é reflexo de que o cenário de pandemia tem melhorado, apresentando uma evolução que deverá garantir o retorno das atividades administrativas  e de ensino presenciais", afirmou a reitora, Elaine Cassiano.

Organizadas pelo Gabinete da Reitoria e pela Prodi (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional), as reuniões tiveram a participação da reitora, Elaine Cassiano, pró-reitores, diretores sistêmicos, além dos diretores-gerais dos dez campi.

"Realizar as reuniões de forma presencial é especialmente importante, é um reflexo de que o cenário de pandemia tem melhorado, com diminuição de contágios e internações, apresentando uma evolução que deverá garantir o retorno das atividades presenciais, sejam administrativas como as de ensino", afirmou a reitora.

Elaine destacou que a Semana do Planejamento com participação dos diretores-gerais facilitou a comunicação e interlocução entre as demandas dos gestores locais com os trabalhos desenvolvidos pelos setores da Reitoria.

"Com todos os gestores reunidos de forma presencial podemos, de forma ainda mais eficaz, apresentar o planejamento anual das pró-reitorias e diretorias, prestar contas dos trabalhos realizados e também ouvir as demandas e anseios dos campi, representados por seus diretores-gerais", explicou.

Além da Semana do Planejamento, foi realizada a Reunião de Gestão Sistêmica, que dentre outras pautas tratou da centralização das UASGs (Unidades de Administração de Serviços Gerais), do processo de Autoavaliação Institucional, obras que estão sendo realizadas e ações desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Semana do Planejamento - O diretor de Planejamento e Gestão do Conhecimento, Diego Silva, explicou que a Semana do Planejamento visou apresentar o planejamento da reitoria e escutar as demandas locais dos campi.

"Tivemos reuniões assertivas e produtivas, exponenciadas ainda pela presença dos diretores-gerais, que puderam contribuir ainda mais com opiniões e sugestões", afirmou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Guimarães.

"Explicamos como funciona o planejamento do Instituto, desde o plano estratégico até o tático-operacional, já como forma de iniciar uma sensibilização sobre a importância do Plano de Desenvolvimento Institucional atual e também do que virá a ser elaborado para o próximo ciclo, de 2024 à 2028", destacou o diretor.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Guimarães, os objetivos propostos foram alcançados.

"O evento foi um grande passo não apenas na questão do planejamento, mas um marco no retorno das atividades presenciais, neste primeiro momento para a gestão. Tivemos reuniões assertivas e produtivas, exponenciadas ainda pela presença dos diretores-gerais, que puderam contribuir ainda mais com opiniões e sugestões".

Mais informações sobre o tema podem ser obtidas na página do Planejamento no site institucional.