Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plataforma reúne cursos para servidores da Rede Federal

Formação

Plataforma reúne cursos para servidores da Rede Federal

PlaforEDU traz 280 opções de capacitações on-line alinhadas ao Plano de Formação Continuada dos Servidores
por Laura Silveira publicado: 20/09/2022 13h50 última modificação: 20/09/2022 13h50
  • Plataforma foi disponibilizada pelo MEC - Imagem: plaforedu.mec.gov.br

Servidor, você já conhece a PlaforEDU? A Plataforma Digital de Formação disponibilizada pelo MEC (Ministério da Educação) reúne 280 cursos gratuitos de capacitação voltados aos técnicos-administrativos e docentes com a finalidade de potencializar a atuação das duas categorias no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O espaço virtual está alinhado ao Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, instituído pela Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC) por meio da Portaria nº 15/2016.

A PlaforEDU se divide em cinco itinerários formativos:

Iniciação ao Serviço Público - pretende integrar o servidor recém-empossado ao ambiente institucional no qual terá exercício, preparando-o para o desempenho de atividades vinculadas ao ambiente organizacional em que atuará e ao cargo que ocupa na instituição.

Técnico-Administrativo em Educação - visa capacitar profissionais alinhados com as políticas institucionais, apresentando inicialmente aos Técnicos-Administrativos em Educação o Plano de Carreira, suas atribuições e responsabilidades para o desempenho do cargo ao qual foi nomeado, além de outros cursos para qualificar os servidores nas diversas áreas de atuação - educacional e administrativa.

Docente - o itinerário é um processo formativo interativo e reflexivo, proporcionando ao professor a resolução dos problemas enfrentados nas práticas educativas em um contexto pedagógico, por meio de uma metodologia dinâmica, proporcionando a construção de novos saberes por intermédio das trilhas vinculadas à teoria e às práticas docentes.

Gerencial - pode ser feito por servidores técnicos-administrativos ou docentes que estejam em cargos/funções de gestão ou que desejem se capacitar para tal, com metodologias modernas, abarcando temáticas tradicionais e contemporâneas.

Preparação para a Aposentadoria - elaborado a partir de três pilares: formação no contexto psicológico preparando-se para esta nova realidade, em que as demandas de trabalho e rotina anteriores não existirão mais; atividades futuras, em que o aposentado deve pensar no seu perfil, fazer análise de suas características pessoais, habilidades e preferências para descobrir o que irá fazer depois; e financeiro, já que é fundamental o planejamento, saber o quanto vai gastar do momento do desligamento para frente e fazer uma análise de expectativa de vida.

Plataforma - Lançada em abril deste ano, a PlaforEDU ultrapassou a marca de 50 mil acessos em três meses, com uma média de 560 usuários ativos por dia, de acordo com o MEC.

Ela reúne cursos online abertos (Cursos Mooc) ofertados por diversas instituições de ensino, como o próprio IFMS, que dão suporte ao desenvolvimento das competências recomendadas para um setor público de alto desempenho por meio de itinerários formativos. 

Acesse a Plataforma, escolha os cursos que mais lhe interessam e bons estudos!