Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira etapa de avaliação segue até 24 de fevereiro

Avaliação de Desempenho 2020

Primeira etapa de avaliação segue até 24 de fevereiro

Servidores que ocupam cargo de chefia devem avaliar subordinados e superiores imediatos. Cronograma segue até abril
por Vinicius Vieira publicado: 10/02/2021 09h08 última modificação: 10/02/2021 09h11

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) iniciou nessa terça-feira, 9, a primeira etapa da Avaliação de Desempenho do exercício 2020. Até o dia 24 de fevereiro servidores que ocupam cargos de chefia devem avaliar seus subordinados e superiores imediatos.

A chefia que avalia é a que esteve por, pelo menos, seis meses no cargo em 2020.

“Ao realizar a avaliação, a chefia precisa refletir sobre como tem sido o desempenho do servidor em comparação com o que se espera dele, de forma objetiva, analisando que aspectos precisam ser melhorados e desenvolvidos, e quais devem ser mantidos”, aponta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.

“A chefia precisa refletir sobre como tem sido o desempenho do servidor em comparação com o que se espera dele,  analisando que aspectos precisam ser melhorados e desenvolvidos. e quais devem ser mantidos”, aponta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.

Ainda segundo Suelen, para uma avaliação adequada, a chefia precisa ser imparcial e deixar de lado julgamentos ou conveniências pessoais, restringindo a avaliação ao desempenho estritamente exigido para o cargo que o avaliado ocupa.

Ferramenta de gestão de pessoas, a Avaliação de Desempenho consiste na apreciação sistemática do desempenho de cada servidor em função das atividades que desempenha no IFMS, das metas e resultados a serem alcançados, e do seu potencial de desenvolvimento.

“A avaliação tem o objetivo de oferecer oportunidades de melhoria, portanto, cabe à chefia não apenas indicar na avaliação as lacunas de desempenho, mas também construir conjuntamente planos para a viabilização dos resultados esperados. O desempenho de cada servidor impacta nos resultados da equipe, do setor e, consequentemente, da instituição”, finaliza.

Além de contribuir para a melhoria da prestação do serviço à sociedade, somente com a aprovação na Avaliação é possível conseguir a progressão por mérito na carreira, o que implica em aumento salarial. A avaliação também é usada como critério na seleção para afastamento integral do servidor para pós-graduação.

Avaliação - O processo é realizado por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho. São três os perfis de servidores envolvidos:

  • técnico-administrativo: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
  • docente: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia, e 30% de sua nota é composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente); e
  • chefia: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe.

Só pode participar da Avaliação de Desempenho o servidor que tenha, no mínimo, oito meses de efetivo exercício no IFMS no ano anterior e, no máximo, quatro faltas injustificadas em 2020 (duas por semestre).

O cronograma da Avaliação de Desempenho 2020 segue até 9 de abril, simultaneamente em todas as unidades do IFMS. Os prazos estão disponíveis na página da Avaliação, na qual também constam mais informações sobre o processo.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Codev (codev@ifms.edu.br), se servidor lotado na reitoria, ou com a Cogep de cada campus.