Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira etapa do processo segue até o dia 23

Avaliação de Desempenho 2021

Primeira etapa do processo segue até o dia 23

Nesta fase da Avaliação de Desempenho, chefia avalia subordinados e o superior imediato
por Laura Silveira publicado: 14/02/2022 08h28 última modificação: 14/02/2022 08h28

Tem início nesta segunda-feira, 14, a primeira etapa da Avaliação de Desempenho 2021 do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Servidores em cargos de chefia têm até 23 de fevereiro para avaliar subordinados e o superior imediato.

"É nessa fase que o servidor chefia poderá medir o envolvimento dos colaboradores nas execuções das atividades do setor e também o desempenho do superior nas atividades de gestão. É importante que ele não perca o prazo para não impactar na conclusão dos relatórios finais", ressalta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Poliana Peres.

 "É importante que o servidor chefia não perca o prazo para não impactar na conclusão dos relatórios finais", ressalta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Poliana Peres.

A Avaliação consiste na apreciação do desempenho de cada pessoa em função das atividades que executa no IFMS, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

É a oportunidade para que todos os servidores avaliem e sejam avaliados pelos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano passado, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo.

Somente com a aprovação na Avaliação de Desempenho é possível obter a progressão por mérito na carreira, o que implica em aumento salarial. O resutado também é levado em consideração nos processos de afastamento para pós-graduação.

Quem participa? - O servidor que tenha, no mínimo, oito meses de efetivo exercício no IFMS em 2021, e não possua mais de quatro faltas injustificadas por ano (duas por semestre).

Realizada por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho, a avaliação divide os servidores em três perfis, com características específicas:

  • técnico-administrativo: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
  • docente: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia; sua nota é 30% composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente; e
  • chefia: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe.

O processo teve início em dezembro do ano passado, quando os servidores puderam cadastrar certificados de capacitações realizadas durante 2021 para garantir pontos na Avaliação.

As etapas do processo ocorrem simultaneamente em todas as unidades do IFMS até abril. O cronograma pode ser conferido na íntegra na Página da Avaliação de Desempenho.