Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Formação abre inscrições para quarto módulo

Programa de Formação abre inscrições para quarto módulo

Servidores podem se inscrever para nova etapa do programa até 17 de novembro, pela Central de Seleção do IFMS. O módulo vai tratar sobre o tema Avaliação.
por Laura Silveira publicado: 06/11/2017 16h19 última modificação: 06/11/2017 16h23

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o quarto módulo do Programa de Formação Continuada para o Ensino em Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O tema central desta nova etapa é “Avaliação”, e tem como um dos objetivos discutir concepções e instrumentos de avaliação.

São ofertadas 383 vagas para servidores efetivos, aposentados ou em exercício provisório no IFMS. Podem se inscrever aqueles que não participaram dos módulos anteriores ou que participaram mas não confirmaram a inscrição nesta nova etapa.

As inscrições devem ser feitas até 17 de novembro, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde também está publicado o edital n° 073/2017, com todas as regras de participação.

A seleção será feita por ordem de inscrição.

A Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida explica que os contemplados poderão realizar as atividades do Programa durante o expediente.

“O servidor poderá realizar as atividades em horário de trabalho. Para isso, precisa formalizar previamente a inscrição junto à chefia imediata e à gestão de pessoas da sua unidade, acordando o horário que será utilizado para realização das atividades do Programa", explicou a Coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida em exercício, Deborah Souza.

“O servidor poderá realizar as atividades em horário de trabalho. Para isso, precisa formalizar  previamente a inscrição junto à chefia imediata e à gestão de pessoas da sua unidade, acordando o horário que será utilizado para realização das atividades do Programa", explicou a Coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida em exercício, Deborah Souza.

Para mais informações, a orientação é que o servidor procure a Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas) do campus ou a Codev, na reitoria.

Datas importantes – A divulgação das inscrições homologadas está prevista para 20 de novembro. O resultado final deverá ser publicado até o dia 27.

A palestra de abertura do módulo será realizada no dia 30, na reitoria, com transmissão por videoconferência aos dez campi.

Módulo - Os candidatos contemplados com a vaga serão automaticamente cadastrados no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) para início do módulo, previsto para 4 de dezembro.

Os participantes poderão participar de fóruns, ter acesso a materiais complementares e assistir a vídeos sobre o tema em questão.

O módulo será composto por quatro unidades, sendo que cada uma deverá ter duração de duas semanas. As atividades na plataforma serão supervisionadas por instrutores.

Ao final das atividades, os servidores receberão certificado de conclusão, e também poderão confirmar interesse no módulo seguinte a ser ofertado.

Caso ainda sobrem vagas para as próximas etapas do programa, serão publicados novos editais de seleção.

Programa - Com duração máxima de dois anos, o Programa de Formação Continuada é dividido em seis módulos de 40 horas cada. As três fases iniciais trataram sobre a Concepção dos Institutos Federais, Profissão Docente e Currículo.

Informações complementares podem ser obtidas na Proen (Pró-Reitoria de Ensino), setor responsável por organizar o Programa de Formação Continuada em parceria com a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas), pelo e-mail ou pelo telefone (67) 3378-9540.

MódulosObjetivos
I - Concepção dos Institutos Federais Conhecer a história da Rede Federal e a concepção dos Institutos Federais; entender a Educação Profissional e Tecnológica, seus níveis e modalidades de ensino.
II – Profissão docente  Analisar as questões da docência no IFMS relativas a ensino, pesquisa e extensão; compreender a gestão em sala de aula, do planejamento à avaliação.
III – Currículo Discutir currículo; concepção de homem e sociedade; conhecer as concepções e metodologias de ensino para educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade)
IV - Avaliação Discutir as concepções e instrumentos de avaliação; capacitar para elaborar/selecionar questões para ensinar e avaliar.
V - Práticas de ensino Conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias ativas.
VI – Administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional Capacitar docentes para elaboração de compras de livros, materiais para laboratório e outros que atendam ao Projeto Pedagógico do Curso; capacitar para fazer Termo de Referência e especificação de compras; analisar e participar do desenvolvimento do planejamento estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos.